Retrospectiva: um ano de turbulência e resistência!

O que dizer de 2023? Duas palavras resumem: turbulência e resistência! Se começou com os colegas carregados de dúvidas e medo a respeito do futuro de suas complementações de aposentadorias, o ano termina com total atenção à questão porque há muita água para correr debaixo dessa ponte, como diz o ditado.
Para mostrar ao Santander que ele até pode muito, mas não tudo, a atuação da Afubesp foi preponderante. A começar por defender a tese de que é preciso esgotar todos os recursos existentes antes de recorrer à Justiça na defesa dos direitos. Foi esse passo certeiro que permitiu que a Previc paralisasse o processo de retirada de patrocínio.
Enquanto esta luta permaneceu durante todo o ano – de ações administrativas a políticas e até judiciais propriamente ditas – outras se desdobraram. Processos assembleares e eleitorais arrastados, um tanto significativo de desinformação e narrativas descabidas implantadas para confundir e desunir colegas contra o real inimigo – o Santander – estiveram presentes, porém não se sustentam. Isso porque nossos dirigentes trabalham incansavelmente com conhecimento técnico e informações verídicas sobre Cabesp e Banesprev.
Foi acertada a estratégia de usar todas as ferramentas na defesa intransigente dos direitos adquiridos, como apoiar e divulgar o abaixo-assinado, entregue a autoridades e parlamentares; envolver a opinião pública participando de audiências diversas; ter participação importante na organização do grande ato realizado em 21 de novembro, para marcar os 23 anos da privatização do Banespa. Neste dia, a rua João Brícola, no Centro de São Paulo, novamente se encheu de banespianos e representantes das associações, afabans e entidades sindicais, mostrando força e união da comunidade e deixando claro para o Santander que ninguém abrirá mão da aposentadoria vitalícia.
A participação da entidade nas negociações com o banco para os funcionários da ativa em geral é constante, bem como nas lutas dos segmentos, como trabalhadores com deficiência e pela igualdade de oportunidades para mulheres, negros e negras. Também atuamos nas pautas que são de interesse da população.
Internamente, muito aconteceu também. A Afubesp, que completou 40 anos, passou a ter a primeira mulher no comando, a comunicação está cada vez mais próxima e vibrante, novos serviços para auxiliar os associados via WhatsApp em questões de saúde e Jurídico foram implantados e estão a pleno vapor.
No âmbito da comunicação, ainda foi lançada a Coluna do Eleito, que traz mensalmente tanto no site, como no jornal, os representantes eleitos da Cabesp e do Banesprev, que são apoiados pela Afubesp, falando sobre assuntos do momento em ambas as entidades. Uma forma de aproximá-los ainda mais dos banespianos.
Para levar cultura e entretenimento, o programa Qualidade de Vida seguiu com sua programação mensal diversificada e interessante, incluindo viagem de encerramento da temporada, o oferecimento de Tai Chi Chuan e o retorno do curso de bordado Pontos que Unem. Além disso, todas as quintas-feiras, é publicada uma dica cultural no site da entidade a fim de sempre incentivar os associados aproveitarem da melhor forma o tempo livre.
2023 foi um ano marcante, certamente. Temos a exata noção de que 2024 será carregado de novos desafios e de lutas. Já adiantamos que não fugiremos a nenhuma delas, com responsabilidade, verdade e ouvidos atentos para o que a comunidade quer e precisa em cada um dos setores que nos cabem atuar.
A Afubesp é a casa de todos os aposentados e bancários da ativa. Conte com a gente!
Que 2024 seja de muita saúde e direitos preservados.
Diretoria da Afubesp
Siga a Afubesp e fique sempre por dentro de tudo o que a entidade faz e oferece!