Regulamentos: tema a ser tratado com responsabilidade
Em um ano marcado por debates em torno das questões da Cabesp, muito ainda falta para ser tratado. Entre os assuntos, a Afubesp destaca os regulamentos do plano Direta, especialmente os que falam sobre inclusão de dependente, coparticipação, subsídio, reciprocidade e cessão de rede.
Eles seriam votados em assembleia presencial no início do ano, a mesma que foi cancelada por liminar judicial. Ao atender a decisão da Justiça, a Cabesp retirou os regulamentos da pauta de deliberação e informou à representação dos associados e aos próprios banespianos (que participaram de encontros com a direção da Caixa pelo país) que “serão levados ao referendo em AGE a ser convocada, oportunamente, reunindo as dúvidas mais comuns que possibilitem eventuais ajustes de redação”, como informa o site da Cabesp.
De maio para cá, muito ocorreu – da rejeição de contas a uma nova AGE, que acabou por aprovar os números e o orçamento de 2023. Mas antes dessa segunda assembleia, a Afubesp, em conjunto com as demais associações e entidades sindicais, pediu reunião com a presidente da Cabesp e reivindicou que os esclarecimentos fossem registrados por escrito, o que foi atendido.
Além disso, Maria Lúcia se comprometeu a chamar reuniões para falar sobre novo estudo atuarial, sobre os regulamentos, e demais demandas que foram excluídas desse processo de votação. A primeira delas ocorreu no dia 9 de outubro.
“Estamos apenas começando as conversas nessa nova etapa e certamente trataremos do assunto regulamentos o mais breve possível. Importante lembrar que todos nós, representantes das associações e entidades sindicais também somos associados da Cabesp e somos afetados por decisões ruins. Por isso somos atentos, críticos e não aceitamos perda de direitos”, comenta a presidenta da Afubesp, Maria Rosani.
Fique alerta contra fake news
No universo da internet é comum que assuntos velhos sejam requentados para parecer que é novidade ou com a intenção de provocar a discórdia e divisão entre banespianos e banespianas. Por isso, a Afubesp orienta seus associados a sempre pesquisar no site das entidades assuntos sobre Cabesp e Banesprev antes de encaminharem conteúdos duvidosos que causem pânico na comunidade.