RS TAMBÉM JÁ TEM SEU COMITÊ ESTADUAL EM DEFESA DOS BANCOS PÚBLICOS
Com a presença do prefeito de Porto Alegre, Raul Pont, do vice José Fortunati e da deputada estadual Luciana Genro, todos do PT, foi lançado na última segunda-feira, dia 28, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Comitê Estadual de Defesa dos Bancos Públicos.
O evento reuniu cerca de 100 participantes. Compareceram diretores da CNB-CUT, Federação e Sindicatos de Bancários no RS, e entidades representantivas dos funcionários do BB, CEF, Basa, Banespa, Banrisul e BRDE, como a Fenae, Apcef, Anabb e Afubesp.
Na ocasião foi iniciada no Estado a coleta de assinaturas no documento elaborado pelo Comitê Nacional, em apoio a dois projetos de lei contra a privatização dos bancos públicos, que serão apresentados no Congresso Nacional. O objetivo é conseguir um milhão de assinaturas em todo o país.
Segundo o diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e da Afubesp, Ademir Wiederkehr, que integra o Comitê Estadual, “é preciso mobilizar os bancários e a sociedade, construindo um grande movimento de resistência e luta contra as privatizações, em defesa do papel social dos bancos estatais e pela transformação dessas instituições em verdadeiros bancos públicos”.
Comitê Nacional Unificado. No próximo dia 7 o comitê unificado se reúne no Sindicato dos Bancários de Brasília para avaliar o movimento e a tramitação dos projetos legislativos e discutir o desenvolvimento da campanha, finanças e outras questões. A reunião será realizada das 10h às 17h
Fonte Afubesp