O assunto mais comentado nos últimos dias pelos banespianos, a AGE da Cabesp, é tema de artigo assinado pela presidenta da Afubesp, Maria Rosani, publicada na Revista Fórum.
O texto alerta sobre a ameaça aos beneficiários da Cabesp. Embora a recente Resolução Normativa nº 649/2025 da ANS traga avanços e modernização para o setor de autogestão em geral, o banco Santander busca usar a nova regra como pretexto para tentar impor uma reforma estatutária nos bastidores.
Uma manobra que tenta esvaziar o poder de decisão da Assembleia Geral dos associados e criar brechas jurídicas para uma futura retirada de patrocínio do banco, deixando de cumprir obrigações assistenciais com os aposentados oriundos do antigo Banespa.
Diante desse cenário, Maria Rosani manifestou para o público em geral forte oposição à reforma nos moldes propostos, destacando que a estratégia repete o que já foi feito anteriormente com o fundo de pensão Banesprev.
Confira a íntegra do texto:
Uma resposta
É triste para um aposentado do Banespa assistir, as tentativas do MALÍGUINO de se livrar das despesas da Cabesp, ao longo destes anos. Aumentar mais ainda o lucro 16 bilhões, em detrimento dos compromissos assumidos na privatização, sem nenhuma consideração aos funcionários que contribuiram para a grandeza do maior banco América Latina, o Banespa. Temos que ter um Jurídico competente e determinado, em não perder essa batalha. Estaremos dando força, rezando pedindo a Deus que tire do nosso caminho esse intruso malvado, explorador. Queremos morrer em paz, sem exploração.