Contratação de caixas terceirizados: banco diz que irá rever medida
O Sindicato dos Bancários de São Paulo e a Afubesp entraram em contato com o Santander, solicitando o cancelamento da contratação de 140 trabalhadores temporários terceirizados que iriam exercer a função de caixa em agências e postos de atendimento. Em resposta, a empresa informou que a medida será revista e que esses funcionários serão fixos e contratados diretamente pelo banco.
As entidades de representação argumentaram com os interlocutores do Santander que a função de caixa é específica de bancário, pois se enquadra nas atividades fins do sistema bancário. As contratações, portanto, configurariam interposição fraudulenta de mão-de-obra, o que é ilegal.
O próprio Santander parecia saber que estava infringindo a legislação. Na IT 241, emitida pelo banco para orientar os gestores sobre essas novas contratações, tem um item específico (o número 10) informando o que fazer em caso de questionamento do Fiscal do Trabalho sobre a prestação do serviço terceirizado.
A Tradição Planejamento e Tecnologia de Serviços Ltda. era a empresa responsável pela contratação dos caixas terceirizados, que cumpririam jornada de trabalho das 11h30 às 17h30. Esses trabalhadores provisórios seriam alocados em 122 pontos-de-venda (postos de atendimento e agências) pré-definidos.
A informação contida na IT, de que a medida atendia um aumento repentino no trabalho, não condiz com a realidade, pois as contratações estavam sendo feitas na esteira de centenas de demissões de bancários, a maioria dos quais com muitos anos de casa e próximos da aposentadoria. As entidades têm denunciado que os cortes cruéis e injustificáveis prejudicam o atendimento.
Essa política equivocada do grupo espanhol do Brasil é o motivo da atual campanha de mídia “Basta, Santander!”, promovida por sindicatos, associações de funcionários, Fetec-SP e Contraf-CUT, que denuncia à sociedade as demissões e o desrespeito do banco aos funcionários da ativa e aposentados.
fonte: Airton Goes – Afubesp