MANIFESTAÇÃO FOI UM MARCO!
Terminou há pouco o ato em defesa do Banespa, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Os banespianos lotaram o local, e dezenas de parlamentares de diversos partidos, inclusive da base de sustentação do governo, foram à tribuna manifestar seu apoio à luta dos funcionários.
A presença de caravanas de várias regiões do país mereceu comentários elogiosos e animadores dos responsáveis pela organização do ato, os deputados Ricardo Berzoini e Iara Bernardi, ambos do PT-SP.
Para eles, essa participação é fundamental para a ação parlamentar contra a privatização do Banespa.
Eduardo Rondino, presidente da Afubesp, acredita que a partir de hoje ,a discussão sobre o futuro do Banespa entra em um novo patamar. “Esse ato estabeleceu um novo marco na nossa luta. Conseguimos chamar a atenção dos parlamentares para as ilegalidades cometidas na tentativa de privatização do banco e para as propostas que temos para o Banespa. Valeu o esforço de todos!”
No decorrer do ato, o deputado José Machado (PT-SP), propôs a realização urgente de uma reunião da bancada de parlamentares paulistas de todos os partidos para discutir a defesa do Banespa.
Um bom sinal.
Mea culpa. O deputado Paulo Kobayashi (PSDB-SP) depois de dizer que não se sentia muito à vontade para estar ali, uma vez que foi um dos deputados que votaram a favor da Lei 9466/96, afirmou: “se é para o BNDES dar o dinheiro para o Bradesco, Itaú ou Unibanco adquirirem o banco, é melhor dar o dinheiro para os funcionários para que estes e suas entidades assumam o Banespa.” Declarou também que se houver o risco de o Banespa ser vendido para estrangeiros ele se posicionará junto com os banespianos contra a privatização.
NR: Paulo Kobayashi era deputado estadual, quando da votação da Lei 9466, que autorizou o refinanciamento da dívida de São Paulo e a transferência do controle acionário do Banespa para a União.
fonte: AFUBESP