CNB-CUT REALIZA SEU 3º CONGRESSO
Começou na quarta, 30 de agosto, e vai até sábado, 2, o III Congresso da Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT). Foram credenciados 316 delegados, representando 103 sindicatos, oito federações e o Departamento Estadual dos Bancários de Santa Catarina.
Vários dirigentes internacionais prestigiaram a solenidade de abertura do Congresso, como Raul Requena e Rubens Romano (UNI-Américas); Viriato Baptista (Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas/Portugual); Carolyn Kazdin (AFL-CIO); Mark Mittelhauser (Adido trabalhista/EUA); Manoel Negro, Fernando Irada e Silvia Perez (AEBU/Uruguai); Victor Insfran (FETRABAN/Paraguai); Ricardo Lopes e German Caballero (UNEB/Colômbia).
Entre os temas em discussão estão sistema financeiro nacional e internacional e estratégia de mobilização, organização e negociação dos bancários. Ao final dos trabalhos será eleita a nova diretoria para gerir a entidade no período de 2000 a 2003.
Bancos públicos. Uma tese aprovada hoje diz respeito ao controle social sobre os bancos públicos e privados, de forma a garantir investimentos na agricultura, pequenas e médias empresas de comércio, indústria e serviços. “Para isso é fundamental que os bancos públicos sejam preservados e controlados pela sociedade. Para o êxito da campanha em defesa dos bancos públicos, é importante a busca de aliança com os setores democráticos da sociedade”. defendeu João Vaccari, presidente do Seeb/SP.
Os interessados em obter mais informações sobre o evento podem acessar o III Congresso On Line, disponível nos sites da CNB-CUT e da Fetec-CUT/SP, respectivamente: www.cnbcut.com.br e www.fetecsp.org.br
fonte: AFUBESP