CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE DEBATE LUTA CONTRA
O vereador André Quintão (PT) promoveu na última sexta-feira, dia 5, uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte para discutir a defesa dos bancos públicos. Participaram o secretário estadual da Indústria e Comércio, Paulino Cícero, representante do governador Itamar Franco; o deputado estadual José Braga, pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais; os deputados federais Virgílio Guimarães e Maria do Carmo (PT) e a vereadora Jô Moraes (PCdo B).
Também se manifestaram o presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT), Sérgio Rosa; o presidente do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte, Fernando Neiva e o diretor da Afubesp, Ademir Wiederkehr, além de representantes da Fenae (CEF), Garef e Previ (BB).
Todos os oradores citaram a resistência dos banespianos como exemplo para
as demais empresas estatais na mira da privatização pelo governo FHC. O secretário
Paulino Cícero cobrou também a responsabilidade do governo paulista. “Essa idéia de privatizar o Banespa é uma idéia infeliz e não sei como o governador Mário Covas
concordou em entregar o Banespa”, afirmou. “Itamar é inteiramente solidário à luta em defesa do patrimônio público.”
O presidente do Sindicato dos Bancários lembrou os prejuízos dos bancários e da população mineira com a privatização do Credireal e do Bemge. Segundo Fernando Neiva, “o Credireal demitiu cinco mil funcionários e fechou 135 agências, enquanto o Bemge já colocou no olho da rua dois mil funcionários e extinguiu 60 agências”.
Já o diretor da Afubesp destacou a resistência de quase seis anos dos banespianos contra a privatização, enfatizando a luta jurídica, a mobilização de funcionários da ativa e aposentados, o apoio da sociedade e o projeto de banco público. Ademir declarou que a privatização não é um processo irreversível, como juram os neoliberais. “Irreversível é a morte e nós estamos vivos e ainda vamos vencer essa guerra”, sustentou.
Os debates foram acompanhados por cerca de 60 pessoas, dentre eles vários banespianos, como a presidente local da Afaban, Salime, a diretora do Sindicato dos Bancários, Magda, e a diretora regional da Afubesp, Maria de Fátima.
fonte: AFUBESP