AGU QUER REFORMAR DECISÃO DO MINISTRO MARCO AURÉLIO MELLO
A Advocacia-geral da União protocolou no final da tarde de hoje, no Supremo Tribunal Federal, o anunciado pedido de reconsideração da decisão do ministro Marco Aurélio Mello de manter a liminar obtida pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo que suspende o processo de privatização do Banespa. Junto com um agravo regimental, a AGU quer que o presidente do STF, Carlos Velloso, reforme a decisão tomada por Mello na semana passada, quando presidia interinamente o Tribunal.
Caso Velloso não acate o pedido de reconsideração, o processo deverá ser julgado pelo pleno do STF.
Pressão. Incompetente nos argumentos para defender as sucessivas violações às leis pelos governos federal e do Estado de São Paulo no processo de privatização do Banespa, a Advocacia-Geral da União não tem poupado esforços para descaracterizar o Judiciário e as entidades dos trabalhadores. Vale tudo: pressão, chantagens, acusações falsas e o eterno discurso do prejuízo que o adiamento acarretaria para a União. Conta, para isso, com o apoio de muitos órgãos de comunicação que se esquecem da ética jornalística e se prestam ao papel de difundir a privatização como única saída para o Banespa.
As entidades de representação dos banespianos estão fazendo sua parte, ao denunciar as ilegalidades e apontar as contas erradas que “a turma do primário mal feito” do Banco Central (incompetência ou má fé?) tem apresentado a toda hora, para jogar a opinião pública contra todos os que defendem o Banespa.
Segundo os noticiários, o advogado-geral da União, Gilmar Mendes, esteve hoje com o ministro Carlos Velloso na sede do STF. Esperamos que o presidente do Tribunal não se curve às pressões do governo, mantenha a coerência de decisões que tomou anteriormente e garanta a liminar contra a venda do Banespa. Dessa forma, certamente, vai assegurar seu nome na história como um dos que ajudaram a impedir a venda de um patrimônio que muitos serviços poderá prestar para o desenvolvimento do país.
A diretoria
fonte: AFUBESP