O BANESPREV GARANTE SUA COMPLEMENTAÇÃO DE APOSENTADORIA
A diretoria do Banesprev vem intensificando o debate com os participantes sobre a importância do fundo nesses momentos de crise na previdência pública e instabilidade quanto ao futuro do Banespa.
Em conversa com Wagner Pinheiro, diretor financeiro eleito pelos participantes, este explicou ao Informativo On Line que o objetivo da diretoria é mostrar que a permanência no fundo é hoje o principal instrumento do banespiano para assegurar seu padrão de vida pós-aposentadoria.
Ele faz um alerta especial aos participantes do Plano II para que não caiam na tentação de cancelar sua inscrição, como forma de cortar despesas nos períodos de crise financeira. “É importante resistir”, diz, “pois a economia que aparentemente ele fará todo mês não vai compensar as perdas do funcionário sem cobertura do Banesprev.”
Entre os prejuízos imediatos estariam a impossibilidade de usufruir dos empréstimos e a perda do seguro de acidente e de invalidez do plano, além de somente poder sacar os 85% de suas contribuições quando sair do Banco.
Para Wagner, é fundamental o fortalecimento do Banesprev frente ao sucateamento da previdência pública, que hoje devolve ao mercado de trabalho praticamente todos os que se aposentam, por que eles não conseguem sobreviver com o benefício do INSS. “A complementação assegurada pelo Banesprev é uma garantia de que, ao se aposentar, o banespiano irá manter um padrão de vida equivalente ao de quando estava na ativa” , afirma.
Outra forte razão, destacada pelo diretor, é a luta contra a privatização do Banespa. “Fortalecer as entidades dos banespianos, como o Banesprev, é uma das formas de defender o próprio Banespa contra a privatização”.
fonte: AFUBESP