REPRESENTANTES DA CONFEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES ITALIANOS TROCAM EXPERIÊNCIAS COM DIRETORES DA AFUBESP
Nesta quinta-feira, 16, a Afubesp recebeu a visita de dois dirigentes da CGIL, a Confederação Geral dos Trabalhadores Italianos. Nicola Nicolosi, secretário da região da Lombardia, e Giogio Roversi, secretário do Sindicato dos Funcionários Públicos de Milano, trocaram informações e experiências com diretores da Afubesp.
Durante o encontro, os visitantes conheceram um pouco da luta dos banespianos contra a privatização e falaram do embate entre o neoliberalismo e o movimento sindical na Europa.
Nicola Nicolosi explicou que a unificações da moeda, por meio do Euro, também está ocasionando o crescimento do trabalho precário e informal na Itália. Entretanto, ressaltou que as condições sociais são muito melhores, comparadas ao Brasil.
Ambos se posicionaram contra o processo de privatizações na América Latina. “O neoliberalismo desenfreado aplicado aqui é responsável pela miséria e pelo desrespeito aos direitos das pessoas que presenciei. Por isso, eu digo aos trabalhadores italianos que é preciso confrontar esse modelo”, afirmou Nicola.
fonte: AFUBESP