Fundos de pensão irão participar de investimentos no setor elétrico
O lançamento do Fundo Brasil Energia ocorrido dia 20, em Brasília, contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, e de representantes dos fundos de pensão que participam da iniciativa, entre os quais o Banesprev.
O novo fundo será destinado ao investimento em projetos de geração de energia elétrica, em especial os enquadrados no Programa de Incentivo às Fontes Alternativas (Proinfa). Inicialmente serão aportados R$ 740 milhões e o BNDES poderá financiar até 70% do valor total.
Para os fundos de pensão, os investimentos no setor são atraentes porque atendem às exigências de rentabilidade e segurança. Além disso, a destinação de recursos para projetos de infra-estrutura significa uma diversificação dos riscos das aplicações e, ao mesmo tempo, contribui para o desenvolvimento econômico nacional.
O Fundo Brasil Energia é resultado da parceria entre seis entidades fechadas de previdência complementar – Petros (Petrobras), Banesprev (Banespa), Funcef (CEF), Fapes (BNDES), Real Grandeza (Furnas) e Infraprev (Infraero) – e o BNDES. A Previ (Banco do Brasil) participa com o apoio técnico.
Participação dos banespianos – O presidente da Petros, Wagner Pinheiro, o presidente da Afubesp e conselheiro administrativo do Banesprev, Aparecido Sério da Silva, a diretora financeira do Banesprev, Maria Auxiliadora, o diretor administrativo, Gerson Lopes, e o integrante do Comitê de Investimentos Camilo dos Santos Fernandes prestigiaram o evento, onde puderam conversar com a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff (na foto).
fonte: Airton Goes – Afubesp