Para curtir o Carnaval sem prejudicar a saúde
O Carnaval chegou e a Afubesp traz informações para que você possa curtir os dias de folia de forma saudável e segura. Para começar, se for pegar a estrada, não esqueça de fazer a revisão do seu automóvel, isto evita não apenas acidentes, mas também chateações desnecessárias durante a viagem.
No que diz respeito ao esforço físico e alimentação adequada, o especialista em Clínica Médica da Unidade Vergueiro do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Alcino Gama, dá algumas dicas importantes. Beber pelo menos dois litros de água por dia é o ideal. O calor do Verão, o efeito diurético do álcool – constumeiramente consumido nesta época – e o gasto elevado de energia durante a folia podem te desidratar. Náuseas, dor de cabeça, sonolência e indisposição são alguns dos sintomas de desidratação e podem acabar com a festa antes do previsto. Além da água mineral, chás, água de coco e sucos naturais são ótimas alternativas para se manter hidratado.
Evite excessos com o álcool: bebidas alcoólicas são diuréticas e podem gerar quadros de desidratação e desmaios, principalmente no Verão. Por esse motivo as “ressacas” são mais fortes nesta época do ano e a melhor forma de evita-las é reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e intercalar com bebidas não alcoólicas. Lembre-se que um dia de excesso pode te tirar da folia no dia seguinte: controlar o quanto se ingere de álcool é a melhor receita para curtir todos os dias de festa.
O especialista também alerta para o perigo que é associar bebidas energéticas com alcoólicas. A mistura pode acelerar os batimentos cardíacos e precipitar arritmias cardíacas, principalmente em quem já tem algum tipo de predisposição cardiovascular.
Alimente-se bem: para manter o pique é preciso tomar cuidado com a alimentação. Frituras, alimentos industrializados e doces são pobres em nutrientes e, associado a bebidas alcoólicas, podem provocar azia e má digestão. Se você for curtir uma maratona de bloquinhos de rua, antes de sair de casa consuma alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão), principalmente os integrais, que liberam açúcar no sangue mais lentamente e garantem energia durante todo o dia. Entre um bloco e outro prefira alimentos leves como barras de cereais, barras de proteínas, mix de castanhas e frutas secas. O ideal é não passar mais de três horas sem comer.
Outros dicas: usar roupas leves e sapatos confortáveis, dormir bem durante o carnaval para renovar as energias, e ter cuidado com glitter e spray de espuma, que podem causar irritações e reações alérgicas na pele e nos olhos. Se você sentir dor e vermelhidão na pele ou ardência e sensação de areia nos olhos, lave a região afetada imediatamente com água abundante. Caso não melhore procure assistência médica.
Para finalizar, quem vai pra praia ou vai curtir os blocos de rua deve ficar atento ao uso do protetor solar, que deve ser reaplicado a cada duas horas. Se possível evite exposição solar entre 10h e 16h, os raios UVB geram queimaduras de pele e os raios UVA têm participação no câncer de pele. No sol forte, óculos escuros e chapéus também são bem-vindos.