MUTIRÃO GIGANTE NA TERÇA, 10
Terminou há pouco a reunião ampliada da Executiva do Comando Nacional Banespa, que definiu um calendário de atividades para forçar as negociações salariais com o banco e jogar por terra as pretensões do governo de leiloar o Banespa no dia 20 de novembro.
A primeira atividade será já na próxima terça-feira, dia 10, quando os banespianos devem lotar a Assembléia Legislativa de São Paulo num megamutirão para ninguém botar defeito. “Mas não é lotar só a galeria não”, adianta o diretor da Afubesp, Ademir Wiederkehr. “Queremos encher também os corredores de tal forma que nenhum deputado possa ignorar nossa presença ali.” O objetivo dessa atividade é pressionar, de uma vez por todas, o presidente da Alesp, Vanderlei Macris (PSDB), a tirar a PEC e o plebiscito do “armário” e colocá-los em votação no plenário.
Como aquecimento, Ademir propõe que os banespianos telefonem ou enviem fax ou e-mails ( clique aqui para ver a lista ) para os deputados solicitando que cobrem de Macris a votação das duas propostas, conforme prometido em várias oportunidades.
Todos ao Encontro Nacional dia 21
Além do mutirão na Alesp, a Executiva discutiu o andamento da campanha salarial. Os interventores comunicaram a prorrogação do Acordo Coletivo até o final de outubro, mas não marcaram negociação e informaram que estão aguardando o fechamento do acordo com a Fenaban.
Os banespianos não abrem mão dos seus direitos e conquistas, como a garantia de emprego, bem como exigem o repasse das cláusulas econômicas a serem acordadas com a Fenaban. Assegurar a manutenção o Acordo Coletivo é ainda dificultar a privatização.
Para tanto, a Executiva programou também as seguintes atividades:
17/10 – Retardar em uma hora a abertura das agências e demais unidades, com paralisação e leitura de manifesto. Nesse dia está previsto o fechamento do data-room do Banespa e o leilão do Banestado.
21/10 – Encontro Nacional dos Banespianos, em São Paulo
26/10 – Data indicativa de GREVE POR TEMPO INDETERMINADO
a) pela renovação do acordo coletivo do Banespa, com o repasse das cláusulas econômicas a serem acordadas com a Fenaban e
b) pela votação da PEC e do plebiscito na Alesp
Segundo Ademir, a Executiva vai encaminhar as orientações sobre as atividades aos sindicatos e unidades do banco.
“Além das ações jurídicas e políticas, é hora de mobilização dos funcionários e aposentados. Organize uma caravana em sua agência, confeccione faixa e marque presença no megamutirão do dia 10 na Alesp. Depois organize a paralisação no dia 17 e a participação no Encontro Nacional do dia 21. Vamos lutar para manter nossos direitos e impedir a privatização”.
fonte: AFUBESP