ENTIDADES FAZEM CAMPANHA EM DEFESA DA PROTEÇÃO SOCIAL À MATERNIDADE
Falta menos de um mês para o início da segunda etapa de votação da Convenção 103 da Organização Internacional do Trabalho-OIT, em Genebra, quando deverá ser definida uma nova norma sobre a proteção da maternidade a ser aplicada internacionalmente.
O debate sobre o tema começou no ano passado, quando tornou-se clara a intenção de alguns governos em diminuir a força da norma em questão.
Representantes dos trabalhadores, por sua vez, iniciaram campanha em diversos países, visando ampliação da proteção da maternidade, o que engloba proteção à saúde, bem-estar das mães e seus filhos, além de impedir que a mulher trabalhadora seja castigada pelo fato de dar à luz.
No Brasil, está em curso Campanha em Defesa da Proteção Social à Maternidade, com iniciativas políticas, dentre as quais realização de abaixo-assinado, dirigido ao governo federal.
Aproveitando o Dia da Mães, no próximo domingo, a CNB orienta as entidades sindicais a promoverem atividades nesta sexta-feira, a exemplo do Seeb/SP. Neste dia, o sindicato irá realizar manifestação no Posto do INSS, em Santo Amaro, para denunciar os ataques sofridos pelas mulheres trabalhadoras nos últimos meses e ampliar a coleta das assinaturas em defesa da maternidade.
No sábado, o Comitê em Defesa da Maternidade promove ato público, a partir das 13h30, na Câmara Municipal de São Paulo (Vd. Jacareí, 100 1º and).
fonte: AFUBESP