Documentário reflete sobre as possibilidades positivas após aposentadoria

Com o objetivo de ajudar a refletir e questionar sobre as possibilidades positivas acerca da vida das pessoas na terceira idade, foi produzido o documentário Além do Aposento (2023). A estreia será no próximo dia 9 de fevereiro, no Cine Marquise, em São Paulo, às 20h30. Os ingressos são gratuitos, com retirada 1 hora antes da sessão e sujeito à lotação da casa. Depois, o filme ficará disponível no YouTube.
A produção tem a participação do renomado gerontólogo Alexandre Kalache e conta as histórias de seis pessoas idosas (quatro homens e duas mulheres) com concepções bem diferentes sobre a vida, a aposentadoria e a velhice em si.
Este é o segundo filme dirigido por Gabriel Martinez sobre a questão do envelhecimento – o primeiro trabalho é o documentário Envelhescência (2015).
“A longevidade é um paradoxo sensacional! Ao mesmo tempo em que nosso corpo passa por um declínio fisiológico, temos o ganho contínuo de experiências, perdemos potencial físico e ganhamos em maturidade. Além do mais, quer a gente queira ou não, a velhice é o último período da nossa vida, e, por isso, é emocionante vermos uma pessoa de cabelos brancos começando algo novo. É quase como um grito de liberdade dizendo ‘aqui não tem ninguém perto do fim!’Acho isso encantador”, comenta o diretor.
Gabriel Martinez explica que o próprio nome do documentário é uma provocação para indicar que é possível vivenciarmos experiências novas após os 60 anos de idade, como as pessoas idosas protagonistas do documentário demonstram. Elas não ficaram reclusas em seus aposentos, mas ressignificaram suas velhices.
Afubesp