DIRHU COMUNICA QUE VAI PAGAR 0,5% PARA TODOS. FUNCIONALISMO PERSISTE NA LUTA CONTRA REBAIXAMENTO DO ACORDO
Que venha 0,5%. mas só assinamos o acordo inteiro
Na sexta-feira, 12, a Dirhu soltou comunicado à rede anunciando o pagamento, na folha de fevereiro, do índice de 0,5% (meio por cento) “a todos os funcionários, independentemente de sua lotação e respectiva base territorial sindical, retroativamente ao mês de janeiro/99.”
Aproveita para chantagear, informando que o pagamento do Abono Único “só foi e será efetuado àqueles funcionários lotados em dependências subordinantes a Sindicatos que aderiram ou que vierem a aderir à proposta apresentada em 14 e 15.01.99.”
A diretoria da Afubesp afirma que o pagamento do índice de 0,5% não vai impedir que o funcionalismo continue sua luta para conquistar o que foi aprovado por unanimidade no Encontro Nacional do último dia 30, que inclui os índices acordados com a Fenaban e a manutenção do acordo específico sem exclusão ou rebaixamento de direitos. Para isso, a Executiva do Comando, representada pela CNB-CUT, Fetec-SP, Afubesp, Seeb-SP, Direp/Corep e federações e sindicatos cutistas, já protocolou carta à presidência do banco solicitando a reabertura de negociações.
“O Conselho Diretor está se fazendo de desentendido, pois as paralisações e leituras de manifesto do dia 9 e o Grito dos Banespianos em frente ao prédio da Central, no dia 11, foram uma demonstração vigorosa da rejeição dos funcionários à proposta apresentada. Vamos continuar persistindo na reabertura de negociações e na mobilização do funcionalismo para impedir o enquadramento do nosso acordo à vontade dos privatistas e assegurar nosso emprego”, afirma a diretora da Afubesp Leni Rodrigues.
Para ela, a carta da Dirhu apenas reforça a política dos fatos consumados que o Conselho quer empurrar ao funcionalismo, desrespeitando até mesmo a data-base. “Todos os acordos firmados depois do mês de setembro, sempre retroagiram até o dia 1º daquele mês, data-base da categoria bancária. A proposta da Dirhu peca até nisso “.
ABAIXO-ASSINADO. Na próxima terça, 23, o Comando se reúne para definir novas estratégias da luta pela reabertura de negociações do acordo coletivo e contra a privatização do Banespa. Nesse dia também, conforme deliberou a Executiva em reeunião no dia 11, será entregue o abaixo-assinado dos funcionários ao Conselho Diretor.
“É importante que os funcionários terminem a coleta de assinaturas nas agências, enviem o abaixo-assinado o mais rápido possível para as entidades de representação e comecem desde já a mobilizar os colegas para o grande ato que faremos no dia 15 de março. Ainda temos muita lenha para queimar e se nos mantivermos unidos e mobilizados sairemos vitoriosos, com nosso acordo inteiro”, assegura Leni.
fonte: AFUBESP