Dia Mundial do Doador de Sangue: É preciso doar mesmo durante a pandemia!
Em meio à pandemia e recomendações de ficar em casa, muita gente evita ao máximo sair – e com razão. Porém, esse receio tem gerado prejuízo em áreas essenciais. Por exemplo, houve uma queda significativa no número de doadores de sangue desde março, quando foi decretada a quarentena. Neste dia 14 de junho, em que é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, é preciso fazer o alerta. Neste mês, inclusive, ocorre a campanha “Junho Vermelho” para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.
De acordo com a Associação Beneficente de Coleta de Sangue, a Colsan, só em março os postos de coleta de sangue tiveram uma queda de 30% nas doações. Há queda principalmente no estoque de tipos sanguíneos O negativo, O positivo e AB negativo. Essa tendência é explicada pelo medo do indivíduo de se contaminar em ambientes hospitalares, mas é preciso lembrar: os 32 hemocentros do país estão preparados e disponibilizando condições para higienização das áreas e superfícies. As salas de espera e de coleta também estão com restrição do número de pessoas por vez.
Diz o Ministério da Saúde: “Diante da necessidade de manter os estoques e a rede abastecida de sangue, o Ministério da Saúde orienta à população que as doações de sangue devem continuar acontecendo neste momento em que o país registra casos e óbitos por coronavírus. Pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves, continuam ocorrendo. Ou seja, o consumo de sangue é diário e contínuo.”
A orientação é que o doador se proteja com máscara, mantenha a distância de pelo menos um metro e meio de outras pessoas e tenha todos os cuidados que já toma diariamente. Porém, existem algumas restrições: a doação não poderá ser feita se a pessoa foi infectada ou teve contato nos últimos 30 dias com indivíduos que tiveram diagnóstico de covid-19. Além disso, indica o Pró-Sangue, pessoas menores de 16 anos e com idade superior a 69, pesar menos de 50 quilos, com anemia, hipertensão ou hipotensão arterial, mulheres grávidas e amamentando também estão impedidas de doar. Clique aqui para saber se você pode doar.
Doar sangue nos dias atuais é, além de um ato de amor e solidariedade, uma atitude heroica. Procure o serviço de coleta de sangue mais próximo da sua casa! Clique aqui para pesquisar por localidade.
Afubesp