Conheça as propostas da chapa Mãos Dadas pela Cabesp
Diante de todos os episódios recentes da Cabesp que afetam a vida e o bolso dos usuários – como os aumentos abusivos – o que temos visto é uma gestão apática, subserviente aos interesses do Santander.
A Cabesp tem condições de se voltar a favor dos usuários e merece uma gestão séria e competente que valorize seus beneficiários. Em se tratando de recuperar a eficiência da Cabesp, não há tempo a perder. Cuidado com quem vai te representar nos próximos dois anos!
Veja algumas propostas dos candidatos da chapa Mãos Dadas Pela Cabesp.
Isenção de coparticipação em casos de doenças crônicas e graves
Precisamos discutir a coparticipação e os problemas que enfrentam os usuários portadores de doenças graves e crônicas. Embora seja muito importante para manter a segurança financeira da Cabesp, a coparticipação acaba penalizando quem já têm seus gastos com o tratamento das doenças – muitas vezes, dobrando o valor da conta médica. Além disso, distancia quem procura exames preventivos e consultas. Como o nome diz, a Caixa Beneficente não é comercial – ao contrário, foi construída pelos banespianos e sem foco em lucros. Por que não ajudar os usuários nestes casos?
Melhoria da Rede Credenciada
Aumentar a rede de atendimento nas mais diversas localidades, principalmente no interior, é demanda antiga dos associados. É impensável que, com tantos anos de reivindicações, o usuário ainda tenha de viajar para outras cidades por causa da falta de especialistas, clínicas e hospitais credenciados perto de onde reside. É uma questão que deve ser trabalhada com planejamento e empenho para solucionar o problema.
Revigorar a Cabesp
Temos de oxigenar a Cabesp trazendo novas vidas em planos separados (como ocorre com o Plano Família) não afetando, assim, as contas. Hoje, principalmente em razão dos problemas com reajustes, há alto número de descredenciamento. A abertura para mais pessoas daria fôlego e faria a Cabesp crescer sem atrapalhar os planos já existentes.
Política mais efetiva de Prevenção
O envio de cartas e e-mails não é o suficiente para conscientizar os usuários sobre a importância da prevenção de doenças. É necessário incentivar que as pessoas façam exames preventivos periodicamente com campanhas de promoção à saúde e, essencialmente, isentando a coparticipação para aproximar os associados dos especialistas nas consultas médicas.
Pelo fim dos aumentos abusivos do Cabesp Família e PAP/PAFE
Foi de grande repercussão o reajuste de 30,44% do Plano Família e PAP/PAFE em maio de 2014. A iniciativa unilateral prejudicou vários banespianos e familiares, e muitos decidiram deixar o plano por não conseguirem arcar com o aumento. Depois de vários pedidos de diálogo e de uma notificação judicial, a Cabesp apresentou estudo que norteou a decisão.
Com os documentos em mãos, foi constatado que a diretoria da Cabesp – INCLUSIVE OS ATUAIS ELEITOS – optou pelo reajuste mais conservador entre outros dois índices possíveis (23,19% e 24,58%) – nem ao menos considerando um meio termo. A justificativa dada em ata pelos eleitos foi de que a escolha visou o equilíbrio financeiro do plano.
Porém, as condições dos próprios associados não foram levadas em conta. Em nenhum momento a diretoria se dispôs a debater a questão, inclusive omitindo informações e esclarecimentos tão caros aos usuários. Não é esta a postura que se espera DAS PESSOAS QUE FORAM ELEITAS PARA REPRESENTAR VOCÊ, ao invés disso se escondem e agem na surdina. A Cabesp – e seus beneficiários – merecem muito mais do que isso.