Associados prestigiam a Festa da Alcachofra e Vinho em São Roque
Uma sexta-feira rodeada de verde, atrações artísticas, compras e – é claro, muitas delícias. Assim foi a atividade do Qualidade de Vida no dia 23 de outubro, excepcionalmente numa sexta, em visita à Festa da Alcachofra na 23ª Expo São Roque, no interior de São Paulo. A gastronomia teve papel fundamental no passeio, uma vez que o evento trouxe variedades da especiaria e de outra estrela da região, o vinho.
O numeroso grupo de colegas aportou no Recanto da Cascata onde é realizada todos os anos a Exposição. A chegada ao local logo na hora do almoço incentivou a descoberta de novos sabores e a apreciação dos já conhecidos. Em quase todos os restaurantes ou quiosques, a alcachofra era a protagonista – seja em pastéis, crepes, massas ou em diferentes tipos de preparo, como à bolonhesa, com alho e óleo e bacon. Não faltou opção, seja para qual gosto for.
O dia de tempo ameno também contribuiu para caminhadas nas agradáveis áreas verdes, além de muitas fotos em grupo (e até mesmo as selfies) na ponte da Cascata que dá nome ao espaço. Depois do almoço, a grande pedida foi um descanso nos bancos debaixo da copa das árvores.
>>> Confira o álbum de fotos da atividade
No mercado da alcachofra, os participantes tiveram oportunidade de comprá-las in natura direto dos produtores. A flor pôde ser encontrada em diversas formas: frescas, em conservas, em forma de patês – e até mesmo levar para casa uma alcachofra madura que, quando não colhida, se abre e revela uma cor púrpura. Esta última, no entanto, só tem finalidade decorativa, sendo conservada em sal grosso.
Para complementar muito bem as compras, o mercado contou com estandes das vinícolas locais. Conhecida nacionalmente como a Terra do Vinho, São Roque cultiva parreiras há quase um século graças aos imigrantes europeus. Logo, não poderia faltar a tradicional degustação dos mais diversos tipos de vinho e ofertas de produtores como a Quinta Moraes, Quinta Jubair, Góes, Bella Aurora e Quinta do Olivardo.
Também não houve economia no quesito diversão. Além de apresentações de dança e de um bingo, os colegas acompanharam uma banda ao vivo que tocou clássicos nacionais e internacionais, com direito à dança e cantoria. Para fechar a visita, tinas cheias de uvas foram preparadas para mostrar a principal etapa de produção do vinho com a típica pisa da uva, contando inclusive com a ajuda de alguns espectadores. Uma ocasião curiosa e inesquecível.
Esta foi uma experiência aprazível para as irmãs Neuza Maria Salim e Regina Rosa Salim Gomes, aposentadas em 1999 e 1997, respectivamente. Se juntando ao Qualidade de Vida pela primeira vez, declararam que prestigiarão outras atividades. “As pessoas são muito receptivas, a comunicação da Afubesp conosco sobre o passeio foi ótima, nos sentimos muito a vontade”, afirmou Regina. “Foi muito legal vir até aqui, é um dia especial que levaremos. Além de experimentar uma alcachofra maravilhosa”, completou.
Letícia Cruz, Afubesp
Fotos: Camila de Oliveira