Qualidade de Vida mergulha na arte da pintora e desenhista Anita Malfatti
O programa Qualidade de Vida voltou neste no dia 29 de março inspirando os associados a respirarem arte. Dessa vez, o passeio foi no Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Ibirapuera, onde é realizada a exposição que celebra os cem anos da arte moderna brasileira com obras que revelam a trajetória artística de Anita Malfatti.
Para a curadora da exposição, Regina Teixeira de Barros, a artista continua atual por conta de sua ousadia – do radicalismo com que se lançou ao retorno à ordem, na década de 1920, quanto na ousadia com que se apropriou da “maneira popular”, nos últimos anos de vida. Suas marcas foram as cores fortes e contrastantes, com figuras de deformações anatômicas e extravagantes. Malfatti foi pioneira e inspiradora da Semana de Arte Moderna de 1922.
Nessa atmosfera, o grupo de colegas percorreu todas as fases na exposição contando com as explicações de uma guia para contextualizar cada fase. E não ficou no teórico: com uma dinâmica em grupo, os colegas desenharam e pintaram retratos com lápis de cor explorando a criatividade e sensibilidade artística.
Fique atento à próxima atividade do Qualidade de Vida por meio do site e redes sociais da Afubesp!
Para saber mais sobre a exposição:
Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna
Curadoria: Regina Teixeira de Barros
Visitação: 8 de fevereiro até 30 de abril de 2017
Entrada: R$ 6,00 – gratuita aos sábados
Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo – Grande Sala
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/no – Parque Ibirapuera (portões próximos: 2 e 3)
Horários: terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
Fotos: Amanda Flor