História, cultura e fé: visitas guiadas na Catedral da Sé foram só elogios
			    	    A escolha de passeio do programa Afubesp Qualidade de Vida para outubro fez um sucesso estrondoso. Poucas horas depois da divulgação do local a ser visitado, as vagas se esgotaram e, para atender mais colegas, a coordenação abriu outra data para que mais pessoas aproveitassem o tour guiado na última semana do mês. No total, 78 tiveram a oportunidade de transitar pelos corredores e espaços da icônica Catedral da Sé e levar na memória não apenas os registros fotográficos, mas também muito conhecimento histórico e cultural.
Acompanhados durante todo o trajeto pela guia responsável, os colegas visitaram a cripta, a capela do santíssimo sacramento, o presbitério, contemplaram os mosaicos de São Paulo Apóstolo e de Sant’Ana e os vitrais, que mostram cenas da chegada dos portugueses no Brasil e da catequese dos jesuítas. Foi interessante saber, por exemplo, que animais da fauna e plantas da flora brasileira (caso do tatu, tucano, garça, macaco, cafés, guaranás flores de maracujá e caju) são ornamentos presentes da catedral.
Também impressionaram os olhos a pia batismal, o carrilhão dos sinos (são 61 no total, sendo que 35 deles atualmente são acionados eletronicamente), e o enorme órgão, localizado atrás do altar-mor, que tem mais de 10 mil tubos.
Passeio atraiu gente de longe e reuniu famílias
O banespiano Aderaldo Gonçalves do Santo Júnior, veio de Santos com a família para viver uma experiência, que adiou por muito tempo. Ele contou à imprensa da Afubesp que depois de 33 anos no banco, ficou um ano trabalhando na Secretaria da Fazenda, situada bem ao lado da Catedral. Passava todo dia em frente e falava que precisava entrar, mas nunca não entrava.
“Muitas vezes a gente visita no exterior igrejas e acaba não conhecendo nosso próprio patrimônio, nossa própria história, né? Então essa foi uma oportunidade única de conhecer”, comentou o associado, que achou muito interessante porque existe o contexto religioso, artístico e também a parte histórica.
Quem também teceu elogios ao passeio foi Marisa Salvador Piccolo Rinaldi, que reuniu as irmãs (todas banespianas) para viver a emoção de explorarem juntas a Catedral por dentro, embora já tendo assistido muitas missas por lá.
“Foi um passeio maravilhoso, abençoado. Engrandeceu a nossa fé cristã conhecer essa catedral tão maravilhosa que o povo de São Paulo tem. Parabéns à Afubesp por fornecer esses momentos tão maravilhosos e significativos na vida do povo cristão. Muito obrigada”, comentou Marisa ao final da visita.
Texto: Érika Soares
Fotos: Junior Silva
        
		    				        
								       
								       
								       






