Quantas vezes você já olhou seu WhatsApp e outros aplicativos desde que levantou da cama? O bombardeio de informação, seja pela televisão, internet, grupos em redes sociais é sintoma de uma era de excessos. Caso você já tenha sentido ansiedade, agonia e dispersão em frente de telas de smartphones e computadores, há um termo para tal condição: a infoxicação. Estar muito conectado todos os dias pode afetar o bem-estar das pessoas, além de reproduzir comportamentos tóxicos no ambiente digital.
Conceito criado em 1996 pelo físico espanhol Alfons Cornellá, o termo corresponde à união das palavras “informação” e “intoxicação”. Ou seja, quando a avalanche desordenada de notícias e assuntos cria uma estafa emocional no usuário, pois o ser humano não é adaptado para absorver tanta informação diariamente. O próprio cotidiano pode se mostrar sufocante e, quando somado a fatores externos pode desencadear transtornos mentais. Ao mesmo tempo, o indivíduo se sente na obrigação de estar atento a todos os milhares de acontecimentos que ocorrem no dia-a-dia.
Há outro nome para isso: o “fear of missing out” (Fomo), em tradução para o português, “medo de ficar por fora” do ambiente digital. Filtrar o que deve ser consumido é o primeiro passo para não cair em comportamentos autodestrutivos e prejudiciais também para outras pessoas, contaminando-as com desinformação e o chamado “hate“, ou disseminação do ódio online.
Como se livrar aos poucos da hiperconectividade
Ser seletivo e escolher bem as fontes de informação é apontado como base para o recomeço. As fake news geralmente são as notícias que mais criam pânico e as mais propensas ao compartilhamento e manipulações. Desde 2018, o Brasil é um dos países que mais consomem informações falsas segundo pesquisa da Reuters. Felizmente, hoje há agências de checagem da veracidade de informações e uma consciência maior sobre o tema.
Outra ação é criar limites de tempo para consumir redes sociais e se atualizar sobre as notícias do dia. Como toda recuperação de doenças, a disciplina é essencial. Práticas tomadas como normais como sentir necessidade de responder com rapidez mensagens de texto com objetivo de participar de todos os debates, além de estar com vários dispositivos ligados ao mesmo tempo são rotinas que podem ser evitadas aos poucos.
É preciso calibrar a necessidade de cada indivíduo em receber e procurar informações e debatê-los. Ao mesmo tempo que existe a fobia de ficar de fora do que acontece no mundo, também existe seu contraponto. Especialistas exaltam outra filosofia, o “joy of missing out” (alegria em ficar de fora), que representa exatamente o contrário. Basicamente, o “Jomo” significa procurar apreciar outros aspectos da vida, se desconectar por mais tempo para viver no próprio ritmo e se livrar de pressões que a vida online nos impõe.
Letícia Cruz – Afubesp
Uma resposta
Concordo com tudo no texto mas vejo algo maior ainda. Todos os dias vejo no face que aparece mais anúncios ou sugestões de páginas e vendem de tudo, desde cursos, remédios, armas, etc., afora aparecer também direto garotas do mundo parece que se oferecendo no tal reell enfim tremenda picaretagem do face ou algo mercenário e aparece mais estas postagens comerciais do face do que propriamente das amigas e amigos…Mas mesmo estas postagens das amigas e amigos aparece mais memes sem fontes e sem dados ou sem jornalismo algum inclusive na esquerda e tremenda leviandade, superficialidade ou alienação como gados nas redes até no face…Aparece poucas ou raras postagens com matérias de jornalismo mesmo e com fontes e dados…Não parece que tenha gente séria mesmo ou na luta pela democracia e nação, Estado de Direito e Laico…Mas acho isto foi estratégia do facebook pois mudou tudo faz alguns anos quando tentou forçar todos a migrarem para páginas de anúncios meio que deixando de lado estas comuns e grátis mas depois mesmo estas comuns viraram alvos da picaretagem comercial…Enfim pagou vale tudo no face…E na verdade foram matando qualquer militância ou ativismo no facebook como fica claro…Quando entrei no facebook em 2013 ainda se brincava de editor de texto ou conteúdo e militantes ainda podiam lutar por causas mas foram podando ou minando isto aos poucos…Acho facebook e redes sociais inclusive tiveram papel importante no surgimento e crescimento da extrema direita, fakenews, negacionismo e teorias da conspiração e parece capitalismo fabricou este bode para desviar a atenção mesmo das pressões para mudar algo…Inclusive por ser plataforma digital e algóritimos funcionando acima das nações e Estados nacionais sequer respeita as leis nacionais quanto a democracia…Permite que qualquer idiota ou fanático denuncie uma postagem gerando censura ou bloqueios sobretudo nos grupos sem que saibamos do sujeito do idiota que agiu de forma antidemocrática e fascista e medieval, e sequer do grupo que gerou isto, e geralmente basta apenas um maluco, e bloqueia em todos os grupos por horas ou dias, alegando as idiotas regras da comunidade que ninguém lê mas que não tem nada a ver com comportamentos maduros e adultos numa democracia ou com leis nacionais mas para estimular mesmo censura e negacionismo e mediocridade ou fascismo ou trevas…Numa democracia todos tem que darem a cara para bater no confronto de ideias sem censura e sem violência ou agressividade ou tentativa de eliminar o outro seja como for então é preciso sim que facebook permita sabermos quem denunciou seja para responder ou para excluir o otário fascista e até para responder ou informar a todos no grupo ou cair fora deste grupo. Agora facebook não informada nada mesmo sem de qual grupo e quantos mas uma época notei que apenas um denuncia e gera bloqueios em todos os grupos sem direito a resposta alguma como ditadura…Agora facebook avisa as vezes que excluíram alguma postagem nossa mas nem tem como sabermos qual postagem foi…Loucura total ou postura claramente de extrema direita fascista e neoliberal…terrorismo mesmo. Cidadãos e sociedades precisam acordarem e reagirem e na Europa muitos países já começaram podar das redes sociais…No ocidente no entanto ou nos EUA somente controlam e podam se for redes da China na disputa dos impérios para ver quem vai tomar conta como peão ou pau mandado do capitalismo global…