Banesprev erra na comunicação e deixa aposentados sem informações

Em função de vários acontecimentos ocorridos durante esta sexta-feira, dia 19, relativos ao pagamento dos benefícios feitos pelo Banesprev nesta data, a Afubesp publica novo comunicado com mais informações.

Especialmente, por conta da dificuldade relatada por inúmeras pessoas que, na tentativa de acessar seus demonstrativos no site do fundo de pensão para entender o que ocorreu, ficaram a ver navios. Aqueles que recorreram à Central de Atendimento também não tiveram sucesso.

O impacto no bolso das pessoas afetou com tudo os canais de comunicação com o Banesprev, que estão completamente congestionados. Algo previsível, tendo em vista que a compensação dos reajustes dos benefícios recebidos pelo do INSS (acumulada em dois meses – janeiro e fevereiro) faz diferença no orçamento familiar, afinal, a queda no recebimento foi na ordem de 10,90% (5,45% de cada mês).

O fato dos assistidos sequer conseguirem acessar seus demonstrativos para conferir piora ainda mais a situação.

O Banesprev não lançou o desconto de janeiro, sob a alegação de que liberação do índice ocorreu em data posterior à possível para ser implementada na folha de pagamento daquele mês. No entanto, a história mostra que isso nunca foi impeditivo para o Fundo, já que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), responsável por reajustar as aposentadorias do INSS, sempre é divulgado no mesmo período.

Importante destacar que os representantes eleitos não foram consultados sobre o procedimento de adiar a compensação para o mês seguinte à publicação do índice, com cobrança retroativa. Foi uma decisão tomada exclusivamente pelos indicados, incluindo aí o comunicado divulgado no site da entidade – que mais confunde do que esclarece.

Relembrando

Todo início de ano, o Banesprev atualiza o valor pago aos assistidos, compensando o reajuste obtido na aposentadoria paga pelo INSS. A iniciativa afeta todos os planos que possuem pagamento de complementação de aposentadoria.

Em 2021, o aumento para quem recebe acima do piso ficou em 5,45%, conforme portaria do Ministério da Economia, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 12/1.

Em uma nota confusa, o Banesprev informou: “(…) aplicaremos o reajuste aos participantes e pensionistas dos planos destacados acima no mês de Fevereiro/2021 retroativamente à Janeiro de 2021, sem prejuízos”. Mas, pelo desenrolar dos acontecimentos, a comunicação foi ineficiente.

Ao que tudo indica, o desconto presente no holerite de fevereiro é de 10,90% apenas neste mês, pois juntou janeiro e fevereiro. Em março, a compensação volta a ser de 5,45%.

Siga as redes

Canais de comunicação

Outras Notícias

Sede da Afubesp estará fechada na próxima segunda-feira (29)

Associações querem te ouvir em pesquisa sobre processo do plebiscito da Cabesp; Responda já!

Na surdina, Banesprev convoca eleições e não avisa sequer os eleitos

São João do CTN celebra a cultura nordestina em São Paulo

Chegada do inverno mobiliza ações solidárias; Comitê Betinho faz ação de doação de cobertores

Boletim Informativo

VOTAÇÃO INEXPRESSIVA! Plebiscito da Cabesp registra apenas 156 votos e não representa nem 1% dos associados

Sem categoria

Sede da Afubesp estará fechada na próxima segunda-feira (29)

Notícias Últimas

Associações querem te ouvir em pesquisa sobre processo do plebiscito da Cabesp; Responda já!

Cabesp Notícias

Respostas de 2

  1. Mas pra encher a caixa de entrada do meu e-mail – diariamente, com informações detalhadas sobre o “novo” Plano CD que não tem a menor utilidade para nós, isso eles fazem e muito bem, um serviço que nós estamos pagando e que não tem a menor serventia para nós… lamentável

  2. O Banesprev enche o e-mail da gente de m.., mas, como a Cabesp, não “sabem” enviar uma mensagem com os comprovantes (o holerit do Banesprev e o aviso de débito da “contribuição” da Cabesp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *