Saúde emocional: Pequenas mudanças para equilibrar as emoções
Afubesp compartilha dicas de práticas que ajudam a melhorar a saúde mental, válidas para todas as idades
Quando o assunto é saúde mental é importante entender o que isso significa realmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os determinantes da saúde e transtornos mentais incluem não apenas atributos individuais, mas também os fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais.
Trata-se de um estado de bem-estar em que o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a contribuir com sua comunidade.
“Mais de 75% das pessoas, nos países de baixa renda, não possuem tratamento para seus transtornos mentais, neurológicos, ou por abuso de substâncias. O estigma e o preconceito também contribuem para a dificuldade na busca pelo tratamento”, comenta a psicóloga Patrícia Domingues. “A pandemia, além de aumentar o impacto na saúde mental das pessoas, diminuiu o acesso aos tratamentos, o que agravou ainda mais a situação”.
Para ajudar você na busca pela sua saúde mental, a profissional aponta cinco dicas:
1. Reserve de 5 a 10 minutos da sua agenda, diariamente, para práticas de relaxamento, como meditação ou mesmo técnicas de alongamento.
2. Trabalhe com metas realistas, tanto pessoais quanto no âmbito do trabalho. Colocar objetivos muito difíceis de serem alcançados pode gerar mais estresse do que uma relação saudável de competição.
3. É muito importante dormir bem, tendo uma boa rotina de sono. Noites mal dormidas colaboram para agravar os transtornos mentais/emocionais. Tente desligar-se de aparelhos eletrônicos cerca de 1 hora antes de dormir.
4. Bons relacionamentos são fundamentais para a saúde mental. Busque estar próximo daqueles que ama e fazem bem, como família e amigos, mesmo que virtualmente.
5. Procure ajuda quando sentir dificuldades. Assim que perceber que algo não está certo, que você não se sente tão bem como antes, procure um profissional para ajudálo a encontrar as causas para o seu desconforto, físico ou mental.
Publicado no Jornal Afubesp de Janeiro/22.