Quedas estão entre casos mais frequentes de internação de idosos; Saiba como prevenir
Idosos são mais suscetíveis a quedas por muitos motivos, que vão da fragilidade muscular até a manifestação de doenças crônicas e o ambiente caseiro hostil. Estima-se que a cada três pessoas com mais de 65 anos, uma sofreu ou sofrerá quedas que podem resultar em fraturas e internações. Quanto mais a faixa etária avança, maior é a probabilidade de acidentes domésticos, tanto em casa como em instituições.
De acordo com o departamento de geriatria do Hospital Nipo-Brasileiro, em São Paulo, há diferença da natureza das quedas entre idosos que moram em suas casas e os que vivem em clínicas ou casas de repouso. Entre os chamados institucionalizados, as quedas decorrem pela falta de equilíbrio, tontura e confusão mental. Já nas residências, as ocorrências são pelo ambiente, fraqueza, alterações como labirintite, hipotensão postural e afins.
Além do fator físico, tais episódios têm como consequência aos idosos danos sociais, econômicos e psicológicos – uma vez que essas pessoas se veem cada vez mais dependentes de terceiros para exercer suas atividades no dia a dia. No entanto, é possível evitar acidentes minimizando os riscos.
– Para fortalecer os ossos, mantenha dieta balanceada rica em cálcio e vitamina D;
– Exponha-se ao sol todos os dias antes das 10h e depois das 16h;
– Faça exames para detectar problemas cardiovasculares e oftalmológicos;
– Mantenha uma rotina de exercícios físicos para fortalecer a massa muscular e articulações;
– Prefira sapatos com sola antiderrapante;
– Elimine tapetes e qualquer objeto em que possa ser escorregadio;
– Caso perceba tontura, procure o médico para averiguar o problema. Alguns remédios podem apresentar efeitos colaterais como esse;
– Não ande somente de meias e redobre atenção ao andar em pisos lisos;
– Adapte os cômodos da casa: ilumine espaços como ao lado da cama e no caminho para o banheiro, não deixe objetos no chão do quarto, arrume roupas no armário em lugares mais baixos. Na sala, deixe o caminho livre evitando mesas de centro, caixas, plantas e fios diversos. Na cozinha, evite deixar o chão engordurado e limpar com ceras, não suba em cadeiras e armazene alimentos e louças em lugar acessível. Na escada, remova tapetes no início ou no fim dos degraus e use o corrimão. No banheiro, instale barras de apoio.
Afubesp