Qualidade de Vida no coração da Mata Atlântica
Caminhar no coração da Mata Atlântica em cima de uma passarela elevada. Este foi o passeio do mês de novembro do programa Qualidade de Vida ao Parque Ecológico Imigrantes (PEI), inaugurado há cerca de um ano, às margens da Rodovia dos Imigrantes, no ABC Paulista.
O PEI foi realização da Fundação Kunito Miyasaka, que tem por objetivo preservar e educar por meio do conceito de desenvolvimento sustentável e da filosofia japonesa do Mottainai, isto é, contrária ao desperdício. O local reúne conceitos de sustentabilidade, acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, ecoturismo, educação ambiental, entre outros.
O passeio
Os associados foram divididos em cinco grupos, cada um com seu agente ambiental (monitores) capacitados e atenciosos. O passeio iniciou pela passarela feita de madeira plástica com garrafas pet, passando pela Trilha das Samambaias, onde puderam ter contato com várias espécies em extinção, como trepadeiras e xaxins. A Trilha dos Macacos, a mais longa, foi o quarto caminho percorrido, seguida da Trilha Sensorial e da Trilha das Antas.
A Trilha Sensorial merece destaque, por proporcionar experiências e inclusão de deficientes visuais, cadeirantes e deficientes auditivos. Lá é possível sentir cheiro da vegetação, além de tocá-la; e sons da fauna.
Agendamento
As visitas só ocorrem de dia de semana para não sobrecarregar a natureza com impacto humano, e podem ser de três maneiras – Individual, Escola ou Empresa. A duração é de três a quatro horas de passeio.
Serviço
Endereço: km 34,5 da rodovia dos Imigrantes
Visitas: gratuitas, devem ser agendadas em www.parqueecologicoimigrantes.org.br
Fotos: Junior Silva