PROFISSIONALISMO DO BANESPIANO É RECONHECIDO EM ARTIGO DO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA GAZETA MERCANTIL
Sob o título “Preferência para quem administra o Banespa”, o presidente do Conselho de Administração do jornal Gazeta Mercantil, Herbert Levy, assina um artigo elogioso aos banespianos e apresenta o que chamou de caminho providencial, uma proposta de cooperativa dos funcionários para assumir o controle do banco.
No texto, Levy afirma que se deve creditar aos funcionários a excelente situação do banco e faz a proposta de cooperativa como uma maneira de dar ao banco “condições de autonomia que o protegeriam na hipótese de eleição de um governo menos idôneo.” Uma preocupação manifesta do empresário com a possibilidade de negociatas caso um governador eleito não prime pela idoneidade.
O artigo é um reconhecimento da força política dos banespianos, embora a solução apontada por ele não descarte o processo de privatização.
Segundo Eduardo Rondino, presidente da Afubesp, a proposta do funcionalismo de transformar o Banespa num verdadeiro banco público vai um pouco mais longe porque amplia o controle da instituição para outros segmentos sociais. “Ao propor a representação dos municípios, dos produtores rurais, da indústria e comércio, além dos funcionários no Conselho de Administração estamos a um só tempo democratizando a distribuição dos investimentos do banco e conferindo maior transparência na gestão, inibindo, portanto, a utilização indevida dos seus recursos”, afirma.
Rondino ressalta, porém, que a proposta do empresário vem ao encontro de parte das preocupações que estão na origem da formulação do projeto Banespa Banco Público, além de dar credibilidade ao esforço dos funcionários para manter o Banespa no topo do ranking dos melhores bancos do país, apesar da intervenção. “A Gazeta Mercantil é um jornal de peso e a opinião do seu presidente tem grande repercussão, principalmente entre formadores de opinião. Para nós, é gratificante o reconhecimento público do bom desempenho dos funcionários do Banespa e uma oportunidade para ampliar o debate sobre o nosso projeto.”
fonte: AFUBESP