Previc indefere todos os pedidos de retirada de patrocínio

A notícia mais esperada dos últimos anos chegou! A Previc indeferiu todos os seis pedidos de retirada de patrocínio dos planos de benefícios definidos (Banesprev I e II, DAB, DCA, Caciban e Sanprev I) por não cumprirem todas as condições para o licenciamento em conformidade com os padrões normativos. A decisão da Diretoria Colegiada – comunicada à Afubesp via e-mail nesta quarta-feira, dia 13 de agosto – representa uma grande vitória de todos os aposentados, que desde o final de 2022, sofrem com a ameaça de ficar sem suas complementações de aposentadorias.

A Afubesp durante todo este tempo esteve à frente da luta – junto ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Contraf e entidades sindicais – para que o pagamento dos benefícios dos assistidos, previsto no Edital de Privatização do Banespa, seja mantido como direito adquirido. Para isso, usou de todos os meios possíveis: ações judiciais, administrativas e a atuação assertiva e competente de seus representantes eleitos a fim de mostrar à Previc que o Santander tem pendências com os banespianos.

Ao contrário de alguns que já tinham jogado a toalha dizendo por aí que a retirada já estava certa, a Afubesp seguiu em busca de caminhos para chegar a esta vitória. Uma das iniciativas que fez diferença foi conquistar a prerrogativa de atuar como interessada nos processos dentro da autarquia. Com isso, foi possível apresentar cinco impugnações com argumentos relevantes, muito bem embasadas, que foram elaboradas pelo Jurídico da associação.  A última delas foi protocolada no dia 1º de agosto (confira aqui).

É também preciso destacar o trabalho realizado pela Previc, que após analisar os processos concluiu pelo INDEFERIMENTO TERMINATIVO de todos por não cumprirem as exigências feitas pela autarquia. Vale ressaltar a importância do órgão regulador que cumpriu sua mais nobre função de proteger os participantes.

Para o conselheiro deliberativo eleito do Banesprev, Walter Oliveira, que também é vice-presidente da Afubesp, a decisão da Previc vem ao encontro do que entendemos a respeito destes processos. “Há uma grande insegurança e prejuízos imensuráveis tanto para os participantes, como também para a imagem do patrocinador. Isso porque há várias pendências relatadas em nossas manifestações junto a Previc, inclusive processos Judiciais pendentes, o que podem afetar drasticamente a vida de participantes idosos e mexer com direitos adquiridos”.

“Comemoramos essa grande vitória que preserva o direito adquirido da comunidade banespiana, mas seguimos atentos aos movimentos do Santander, um banco com vasto histórico de desrespeito com seus aposentados e funcionários da ativa”, comenta a presidenta da Afubesp, Maria Rosani. “Até aqui foi uma luta muito desigual, algo como Davi e Golias, mas nem por isto jogamos a toalha, e agora estamos colhendo os frutos da nossa resiliência. Aposentados de um banco privatizado contra uma grande corporação internacional, tentando quebrar contratos e traindo aquelas pessoas que tanto fizeram por ela”.

 

Érika Soares – Afubesp
Montagem de fotos: Mariana Valadares

Siga as redes

Canais de comunicação

Outras Notícias

Chegada do inverno mobiliza ações solidárias; Comitê Betinho faz ação de doação de cobertores

Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional

Afubesp: 43 anos na luta pelos seus direitos

43 anos de Afubesp: uma história de construção coletiva e defesa inegociável de direitos

Na AGE, associados da Cabesp expõem armadilha e reforçam alerta: NÃO VOTE NO PLEBISCITO!

Boletim Informativo

Chegada do inverno mobiliza ações solidárias; Comitê Betinho faz ação de doação de cobertores

Notícias Últimas

Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional

Notícias Últimas

Afubesp: 43 anos na luta pelos seus direitos

Notícias Videos

Respostas de 5

  1. Parabéns a atuação das nossas associações e seus representantes que fizeram assiduamente frente às investidas do Banco Santander contra os aposentados, mas a luta sempre continua.

  2. Parabéns a todos pelo esforço e dedicação para defender os interesses de todos os assistidos. A minha dúvida é se o banco pode recorrer dessa decisão.

  3. O Santander quando adquiriu o Banespa sabia muito bem dos seus direitos e deveres, portanto tem que cumprir o acordado. Parabéns à Afubesp e gratidão ao pessoal envolvido na retomada dos nossos direitos, porque nessa altura de nossas vidas sofrer com a diminuição dos nossos salários seria muito desastroso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *