Lucro mundial do Santander cresce 16%
O Santander Central Hispano (SCH) divulgou nesta segunda-feira um aumento de 16,2 por cento no lucro em 2003, com custos menores ajudando a aliviar a fraqueza cambial que prejudicou resultados em unidades fora da Espanha.
O principal banco espanhol informou que o lucro líquido tributável, ou lucro após impostos e outros itens, subiu para 2,61 bilhões de euros (3,31 bilhões de dólares) no ano, em linha com as expectativas do banco de ultrapassar 2,5 bilhões de euros.
Os resultados do banco na América Latina, onde o Brasil é a principal área de investimento do Santander, mostraram um declínio de 25 por cento no lucro operacional e uma queda de três por cento no lucro tributável, afetados pelos efeitos cambiais por ocasião da conversão para o euro.
Entretanto, o lucro da América Latina em dólares subiu 14 por cento, sustentado pelo forte crescimento de empréstimos na região, que representa cerca de 30 por cento dos negócios do grupo.
“A receita líquida com juros é maior que em todos os outros trimestres e as comissões foram altas”, disse o analista da corretora Ventura Finanzas Ignacio Soto. “Considerando a situação (juros baixos, efeitos cambiais negativos), eu acho que esses resultados são muito bons.”
O lucro operacional também ficou um pouco acima do esperado por analistas, subindo 2,78 por cento para 5,72 bilhões de euros. Apenas no quarto trimestre, o lucro tributável cresceu quase 30 por cento, para 681 milhões de euros.
fonte: Reuters