LÍDER DO PSDB GAÚCHO SE MANIFESTA FAVORÁVEL
A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul encaminhou hoje documento para o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Vanderlei Macris, apoiando a votação “com a máxima brevidade possível” da PEC nº 4 e do plebiscito.
“Rogamos que, em resposta aos anseios sociais, seja colocada em votação a proposta de iniciativa popular que prevê a realização de plebiscito sobre a privatização do Banespa, para que o povo paulista, soberanamente, decida sobre assunto que é de seu máximo interesse”, afirma o texto.
O documento foi apresentado na tribuna pelo líder da bancada do PT, deputado Elvino Bohn Gass, na sessão do último dia 31 de outubro e também está assinado pelos líderes do PSDB, PPB, PTB, PDT e PCdoB. Só não assinaram o líder do PFL, que aguarda uma posição nacional do partido, e o do PMDB, cuja bancada decidirá na próxima semana. O líder do PSB, que também não assinou, enviou documento próprio para a bancada do partido na Alesp, apoiando as duas propostas.
“Os parlamentares gaúchos signatários não podem deixar de pronunciarem-se sobre este assunto, certos da necessidade de se manter a Instituição sobre controle público e a serviço da sociedade”, conclui o documento.
Segundo o diretor da Afubesp e do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Ademir Wiederkehr, “trata-se de um documento importante, mostrando o apoio e a solidariedade do parlamento e da sociedade gaúcha pela imediata votação da PEC e plebiscito”. Para Ademir, “o Brasil está se unindo para impedir a privatização e manter o Banespa como banco público”.
Veja a íntegra do texto:
Exmo. Sr. Deputado Vanderlei Macris
M.D. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo
Os parlamentares abaixo assinados, deputados do Estado do Rio Grande do Sul, em atenção às notícias sobre a venda do BANESPA e em consideração a existência de forte pressão popular contrária a dita privatização do banco, vem à presença de V. Exa. E do Parlamento do Estado de São Paulo, ao mesmo tempo em que presta sua solidariedade ao povo Paulista, requerer que sejam redobrados os esforços no sentido de ser analisada e votada com a máxima brevidade possível a Proposta de Emenda Constitucional que tramita nessa Casa Legislativa e que trata da renegociação da dívida paulista com a União, com a volta do controle acionário do Banco do Estado de São Paulo ao Governo Estadual.
Rogamos também que, em resposta aos anseios sociais, seja colocada em votação a proposta de iniciativa popular que prevê a realização de plebiscito sobre a privatização do Banco, para que o Povo Paulista, soberanamente, decida sobre assunto que é de seu máximo interesse.
A análise das citadas proposições por parte deste Parlamento é um passo importante para o resgate do papel histórico que o BANESPA desempenhou para São Paulo e o Brasil. Nesse sentido, os Parlamentares Gaúchos signatários não podem deixar de pronunciarem-se sobre este assunto, certos da necessidade de se manter a Instituição sobre o controle público e a serviço da sociedade.
Atenciosamente, em 31 de outubro de 2000, subscrevem o presente instrumento os Deputados:
Deputado Elvino Bohn Gass, líder da bancada do PT
Deputado Marco Peixoto, líder da bancada do PPB
Deputado Sérgio Zambiasi, líder da bancada do PTB
Deputado Vieira da Cunha, líder da bancada do PDT
Deputado Adilson Troca, líder da bancada do PSDB
Deputada Jussara Cony, líder da bancada do PC do B
fonte: AFUBESP