Isaías Dias toma posse como conselheiro no Conade para o triênio 2025–2028
O início deste mês foi marcado pela posse dos novos conselheiros no Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência) para o triênio 2025–2028. A cerimônia ocorreu no auditório do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), em Brasília, em 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Também marcou o início da 142ª Reunião Ordinária com programação dedicada à instalação do plenário, aprovação do calendário de trabalho para 2026, indicação de representantes para instâncias dos interconselhos e composição das comissões permanentes. As pautas reforçam o compromisso do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em ampliar a participação qualificada das pessoas com deficiência nas decisões governamentais.
O evento contou com a participação da ministra Macaé Evaristo, que aproveitou a oportunidade para destacar o papel estratégico do Conade como instância de participação social fortalecida pelo MDHC e lembrou que sua atuação se insere na trajetória construída pelos movimentos sociais. “As pessoas com deficiência, muito antes do Estado, já transformavam realidades, enfrentavam o capacitismo e abriam caminhos para políticas públicas. Nesse sentido, que este novo ciclo seja de coragem e afirmação dos direitos. Que o Conade esteja aqui, como diz Conceição Evaristo, não para fazer dormir os da casa-grande, mas para acordá-los dos seus sonhos injustos”, disse.
Durante a cerimônia, o plenário do colegiado realizou votação e elegeu como presidente do Conade Roberto Paulo do Vale Tiné, representante da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB). O diretor da Afubesp, Isaías Dias, foi eleito para coordenar a Comissão de Orçamento e Finanças, bem como representar o Conade no Interconselhos e participar da Câmara de Saúde Suplementar, o que é bastante relevante para a comunidade banespiana.
“A Afubesp sempre colaborou muito para que tivéssemos essa representação por meio da CUT e, agora, dentro da Câmara de Saúde Suplementar, teremos a oportunidade de apresentar temas que irão além dos interesses das pessoas com deficiência, mas sim de todos os que utilizam a Cabesp”, comenta Isaías. O também diretor da Afubesp José Roberto Santana prestigiou a posse.
Texto: Érika Soares
Fotos: Duda Rodrigues/MDHC







