Bombeiros negam socorro a diretor da Afubesp em meio a apagão; Ocorrido expõe invisibilidade PCD
Um episódio lamentável que ocorreu na última segunda-feira (13) no prédio da sede da Afubesp, no centro da capital paulista, reflete o quanto a crise energética – que decorre da privatização do setor elétrico – atinge a todos, principalmente as pessoas mais vulneráveis. Sem energia elétrica a maior parte do dia e tampouco previsão de restabelecimento do serviço, o dirigente Isaías Dias que possui dificuldade de mobilidade ficou à mercê de profissionais, como o Corpo de Bombeiros, que negaram socorro em sua retirada quando solicitados.
Com isso, os próprios funcionários da Afubesp se voluntariaram a fazer a descida de Isaías pelas escadas em uma cadeira normal, uma vez que sua cadeira motorizada pesa cerca de 120 quilos. “Coloquei minha vida e a vida das pessoas que me removeram do prédio em risco, sendo que elas não têm treinamento para tal”, lamenta o dirigente. Este não deve ser um caso isolado, principalmente em uma cidade repleta de prédios comerciais em que pessoas com deficiência trabalham ou transitam.
“Não é possível que os Bombeiros não tenham um protocolo para este tipo de ocorrência em que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida ficam vulneráveis, principalmente quando há tanta instabilidade no abastecimento de energia como nos últimos dias”, ressalta. “O Corpo de Bombeiros está preparado para socorrer animais, mas não pessoas com deficiência?”, questiona Isaías.
Desde o início do mês, no feriado de finados (2/11), São Paulo enfrenta apagões seja por questões climáticas ou despreparo da Enel para eventos do tipo.
Agora, Isaías (que também foi conselheiro do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência) pretende lutar contra essa invisibilidade. “Com certeza denunciarei o ocorrido na Corregedoria da Polícia Militar, órgãos competentes e demais entidades que lutam pelos direitos PCD”, disse. O assunto deverá ser pautado no Conade.
Abaixo, o registro em vídeo da remoção:
Letícia Cruz – Afubesp
Foto: Junior Silva