BANESPA CONTINUA UM BOM NEGÓCIO PARA O ESTADO
Bom resultado após a crise
Ações do Banespa valorizam e mostram que o banco continua um bom negócio para o Estado
Reproduzimos texto extraído da edição nº 4028 do jornal Folha Bancária, publicação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, comentando o excelente desempenho do Banespa. Mais um reforço aos argumentos do funcionalismo contra a privatização do banco. Confira:
“As ações Banespa PN valorizaram 70,5%, a maior alta do mercado brasileiro no ano passado. A segunda maior alta foi das ações Banespa ON, que registraram mais 66,4%. De acordo com matéria publicada pela Folha de S. Paulo na última segunda-feira, o banco foi disparado a melhor aplicação de 98, ganhando do fundo de investimento mais rentável do país e ficando 60 pontos percentuais à frente da caderneta de poupança.
Para o secretário de imprensa do Sindicato e funcionário do Banespa, Paulo Salvador, esse resultado demonstra que o banco voltou à normalidade após conseguir receber a dívida do Estado, a grande responsável pelos problemas de caixa enfrentados no passado. “Apesar do período difícil que abalou a confiança dos clientes e da população, o Banespa volta a mostrar a força de sua marca no mercado”, diz.
Paulo afirma ainda que diante desse resultado a política privatizante do governo é colocada mais uma vez em xeque, pois não se justifica a privatização de uma marca forte e um grande patrimônio como o do Banespa. “Se por um lado o Brasil não precisa de mais um banco privado, por outro o Banespa pode gerar recursos para o Estado, cobrir o orçamento de várias universidades e reverter seus recursos em outros benefícios à população”, afirma.
A valorização das ações reflete também o trabalho dos funcionários do banco, que souberam segurar clientes, vender produtos e ajudaram a manter a instituição. “Dessa forma não se justifica o ataque aos direitos dos bancários que vem sendo praticado pela atual direção do Banespa”, critica o diretor.”
fonte: AFUBESP