Associados da Afubesp aprovam reforma do Estatuto da entidade
Em assembléia realizada sábado, 13, os associados da Afubesp aprovaram um conjunto de alterações no Estatuto da entidade, visando a adequá-lo ao Novo Código Civil Brasileiro e a adaptá-lo à realidade atual do Banespa e de seus funcionários.
A necessidade das modificações foi entendida por todos os presentes que, com exceção de um único artigo, aprovaram as propostas apresentadas por unanimidade. O item polêmico foi decidido por maioria de votos.
Pelo novo Estatuto, a sigla Afubesp passa a designar-se, oficialmente, Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp.
O texto do edital, publicado na edição n. º 678 do Jornal da Afubesp e disponibilizado no site da entidade (no dia 3/12), serviu de guia para os debates. “O fato de havermos divulgado os objetivos da assembléia com a antecedência necessária para que as pessoas interessadas se informassem, facilitou as discussões e encaminhamento”, avalia o secretário-geral da entidade, José Reinaldo Martins.
Ele informa que todas as deliberações estão sendo incorporadas ao texto original e passarão a ter validade legal assim que a ata da assembléia for registrada em cartório. “Nos próximos dias, estaremos disponibilizando em nosso site a íntegra do novo Estatuto, para que todos os associados tomem conhecimento de seu teor.”
As demissões no Santander Banespa – Após esgotada a pauta do edital de convocação da assembléia, os associados decidiram fazer um breve debate sobre as demissões discriminatórias (de colegas com problemas de saúde e/ou com mais de 20 anos de banco e 40 de idade) que estão ocorrendo no Santander Banespa.
Foram apresentados vários informes sobre o tema, incluindo as atividades de protesto e o resultado da negociação realizada na quinta-feira, 11, com o banco. Segundo relatos de pessoas que participaram da reunião, a empresa se limitou a explicar o motivo de algumas dispensas e se negou a reaver qualquer demissão que não for comprovadamente ilegal.
Diante da informação sobre a intransigência do banco, os participantes decidiram levar um conjunto de propostas de mobilização para ser debatido na Comissão de Empresa do Grupo Santander Banespa, que se reúne nesta terça-feira, 16.
Como o ministro da Segurança Alimentar, José Graziano, iria visitar a árvore de Natal do Banespa no domingo, 14, decidiu-se também enviar um grupo de pessoas ao local para informar-lhe sobre as demissões e os problemas enfrentados pelos funcionários do banco.
Os voluntários também ficaram de distribuir manifesto aos freqüentadores do Parque Ibirapuera (onde se localiza a árvore de Natal), para denunciar a política desumana do Santander Banespa à sociedade.
fonte: Afubesp