Aprovado ingresso de ação coletiva para o Plano II
Os associados da Afubesp aprovaram por maioria de votos, entrar com ação judicial coletiva para assegurar que as contribuições extraordinárias, que vem sendo cobradas para equacionamento de déficit referente ao Plano II (patrocinado pelo Santander, Isban e Produban), continuem a ser deduzidas na declaração do Imposto de Renda. O processo irá pleitear, inclusive, o retroativo ao mês de janeiro/18, quando foi alterado o modelo, após parecer da Receita Federal.
A Assembleia realizada na noite de quarta-feira, 7 de março, no auditório da associação. É importante ressaltar que, conforme a legislação vigente, a Afubesp só poderá representar na Justiça aqueles que fazem parte do quadro da associativo da entidade.
A Afubesp tem como missão a defesa dos interesses de todos os participantes, sejam eles associados ou não. A expectativa é que, em caso de êxito, a decisão seja estendida a todos. Para quem ainda não é associado e tem interesse em garantir a representatividade na ação ainda há tempo de se filiar à entidade.
Para mais informações entre em contato com a Afubesp pelos telefones: (11) 3292-1744. O contato também pode ser feito pelo email: juridico@afubesp.com.br
Saiba mais
A Receita Federal mudou seu entendimento sobre dedução de cobranças extraordinárias pagas aos fundos de pensão depois de receber uma consulta sobre o assunto. Em julho do ano passado, a Coordenação Geral de Tributação do órgão emitiu a Solução de Consulta (Cosit) nº 354, que alterou o posicionamento de que apenas as contribuições normais às entidades fechadas de previdência complementar podem ser abatidas do Imposto de Renda (IR).
Até dezembro de 2017, esses gastos pagos por conta equacionamento de déficit podiam ser deduzidos normalmente na declaração do Imposto de Renda.
Este mesmo tipo de processo já foi ajuizado por outras entidades como Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão) e Fenae (Federação Nacional das associações do pessoal da Caixa Econômica Federal).
Foto: Jailton Garcia