Comitê Betinho viabiliza mais cisternas no nordeste
O Comitê Betinho, através de parceria com a Cáritas, em Pernambuco, ampliará o número de cisternas na região nordeste com a construção de mais nove no município de Pesqueira, em Pernambuco. Com isso, 206 reservatórios atenderão as famílias quilombolas do semi-árido nordestino.
Os equipamentos serão batizados com o nome de Josué de Castro, Dom Helder Câmara e Betinho. “Essa parceria resgata um antigo sonho desses homens que despertaram e convocaram a sociedade para, através do espírito de solidariedade e cidadania, combater problemas na área de segurança alimentar e nutricional, fome e miséria. Além de direitos como o acesso á água, terra e trabalho”, explica o padre Jandeílson Rodrigues de Alencar, secretário regional da Cáritas.
De acordo José Osmar Boldo, vice-presidente do Comitê Betinho, das 206 cisternas financiadas, 132 foram através de recursos dos bancários e das entidades de representação dos trabalhadores. “Isso demonstra o espírito de solidariedade e cidadania da categoria e seus dirigentes.
Além das cisternas – O Comitê destinou recursos para o plantio de 3 mil mudas frutíferas, distribuição de 750 quilos de semente de feijão, três hectares de palma forrageira e construção de 11 barragens subterrâneas. Dezenas de caprinos e galinhas, utilizados para alimentação e geração de renda, também foram financiados pela iniciativa.
Fonte: Seeb SP







