Presença dos banespianos nas assembleias do dia 30 é fundamental
Questões importantes, além de prestação de contas, serão tratadas tanto na do Banesprev como da Cabesp
As assembleias de prestação de contas do Banesprev e da Cabesp, realizadas no mês de abril de cada ano, são sempre compromissos importantes para os banespianos.
Isso porque, são as melhores oportunidades de conhecer números detalhados e o desenvolvimento das duas entidades mais preciosas para todos os colegas, já que ambas são responsáveis por cuidar de das aposentadorias e da saúde. São, também, ocasiões perfeitas para reivindicar melhorias e denunciar problemas detectados durante o ano diretamente para os diretores executivos. Sem intermediários, sem burocracia.
Desta vez, além de apreciar os resultados do ano passado e a previsão orçamentária de 2011, questões primordiais estarão em discussão em ambos os eventos e, por este motivo, merecem toda atenção.
Em relação à Cabesp, será reivindicada a realização de campanhas preventivas amplas para algumas doenças – cânceres de próstata, colo de útero, mamas e crônicas como as cardiovasculares e diabetes – sem a cobrança de co-participação e que atendam o maior número de associados possível. Esta é uma das bandeiras defendidas pela Afubesp há muitos anos.
A caixa beneficente, que deve apresentar mais uma vez superávit considerável, tem todas as condições de realizar este trabalho preventivo, podendo inclusive reduzir custos com cirurgias e internações, por exemplo. A Cabesp precisa também melhorar muito sua rede credenciada, que tem sido alvo de inúmeras queixas de banespianos por todo país.
Já na assembleia do Banesprev, um ponto da pauta deve ser debatido à exaustão, já que a decisão a ser tomada pode trazer mudanças consideráveis para os participantes e assistidos do Plano II.
O tema em questão é o déficit atuarial deste plano, que começou a ser detectado em 2009. Embora ainda haja tempo para resolvê-lo, o Fundo de Pensão apresentará, para ser deliberada pelos presentes já nesta assembleia, duas propostas amargas para equacionamento da dívida.
A orientação da Afubesp é para os colegas votarem NÃO à cobrança de adicional para Plano II do Banesprev, já que é possível buscar soluções parciais ou totais antes de se aprovar o pior dos cenários, que é o que está sendo proposto.
>>>> Vote Não à cobrança de adicional para Plano II do Banesprev
Como se vê, motivos não faltam para, no dia 30 de abril, participar da prestação de contas de ambas as entidades, que ocorrem no Esporte Clube Banespa, em São Paulo.
Desta forma, a Afubesp tem uma convocação a fazer: compareça aos dois eventos, prontifique-se a ser procurador, ou envie procuração para a entidade até dia 25/4, caso realmente não tenha condições de participar das assembleias.
Não se esqueça, sua presença é fundamental.
Érika Soares – Afubesp