Campanha Cabesp de prevenção ao câncer de colo de útero
Fazer o Papanicolau anualmente é a melhor forma para detecção precoce da doença, que causa 200 mil mortes por ano no país
O câncer de colo de útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres e é responsável por mais de 200 mil mortes a cada ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A maioria dos casos ocorre a partir dos 45 anos, mas mulheres jovens não estão livres de desenvolver esse câncer.
A boa notícia é que, apesar de ser uma doença grave, as chances de cura são de quase 100%, se diagnosticada precocemente. Para isso, a melhor alternativa é a prevenção por meio da realização do exame citopatológico cérvico-vaginal, conhecido como Papanicolau, especialmente para as mulheres na faixa etária entre os 25 e 59 anos.
Campanha Cabesp
Nesse sentido, a Cabesp deu início à Campanha de Prevenção ao câncer de Colo de Útero. Todas as mulheres, entre 25 a 59 anos, que não realizaram o exame preventivo em 2010 foram convidadas a participar e orientadas a marcar consulta com seu ginecologista para que ele avalie e, se necessário, solicite a realização do exame de Papanicolau, que poderá ser feito em qualquer laboratório credenciado Cabesp.
Neste ano, a campanha inclui uma inovação: a implantação da Agenda de Cuidados: um software que disponibilizará às mulheres orientações a respeito do exame e lembretes sobre a realização do mesmo, por e-mail, SMS ou carta.
Para ter acesso a esse serviço, a mulher deve acessar o Portal da Cabesp, clicar no banner a Campanha e fazer o seu cadastro na Agenda de Cuidados, atualizando seus dados pessoais. Clique aqui para acessar a página.
Revista Cabesp Vida – Edição Nº 94







