Mobilização marca 1˚ Encontro Nacional do Banesprev
São Paulo – No último sábado, 12 de setembro, aproximadamente 300 pessoas compareceram ao 1˚ Encontro Nacional dos Planos I, II, III e IV do Banesprev, convocado pela Afubesp e entidades sindicais. Das cidades representadas, figuravam participantes de São Paulo, ABC, Osasco, Guarulhos, Araçatuba, Piracicaba, Piracaia, Sorocaba, Rio Claro, Itariri, Regente Feijó, Ribeirão Pires, Bauru, Santos, Presidente Prudente, Araraquara, Mairiporã, Registro, Cotia, Franca, Vargem Paulista, Mogi das Cruzes, Itapevi, São José do Rio Preto, Praia Grande, Jundiaí, Novo Horizonte, Taubaté, Poá, Taboão da Serra, Itapecirica da Serra.
Recordações na abertura
O encontro, que contou com as presenças de Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, José Ricardo Sasseron, presidente da Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão (Anapar), que também é diretor de seguridade da Previ, do Banco do Brasil, Sebastião Cardoso, presidente da Fetec-SP, e Ademir Wiederkehr, secretário de imprensa da Contraf-CUT, teve a abertura marcada pela exibição de um vídeo produzido pelo Comando Nacional, em 2001. Foram lembrados momentos de uma luta histórica e a importância da participação de todos os banespianos que lutaram contra a privatização.
A Comissão Nacional dos Aposentados (CNAB), também esteve no evento. Herbert Moniz, coordenador da comissão, em fala emocionada, exaltou os personagens mostrados no vídeo e ironizou aqueles que hoje se dizem defensores dos interesses dos banespianos: “na época, essas pessoas não mostravam as caras para defender os interesses dos funcionários”, disse.
Ele também entregou uma camiseta da Afubesp – com os dizeres “Banespianos, amigos para sempre” – para Luiz Cláudio Marcolino. O presidente do Sindicato vestiu e ressaltou: “a luta dos funcionários do Banespa garantiu a assinatura do primeiro aditivo com o banco privado e tem sido fundamental para a defesa dos empregos e direitos nos bancos em processo de fusão”.
Participação dos diretores da Afubesp
Representantes da direção da Afubesp fizeram apresentações para esclarecer os participantes sobre a situação dos planos e, além das explanações gerais, colocaram-se à disposição para atendimento individual. Os esclarecimentos foram elogiados pelos presentes.
O ex-diretor financeiro do Banesprev, Walter de Oliveira, apresentou a situação dos planos, com destaque para o déficit do Plano II, e a luta pelo serviço passado, destacando a quantia devida pelo Santander.
Camilo Fernandes, que também fez parte da direção do Fundo, esclareceu os pontos polêmicos da reforma estatutária, mostrando as diferenças entre os posicionamentos das entidades de representação e do Grupo Santander. Ficou definido que a Afubesp e os sindicatos criarão uma comissão de voluntários para organizar o segmento e deverão realizar reuniões regionais sobre os temas.
Já Mário Raia, conselheiro fiscal eleito do Banesprev, falou do Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2008/2009 e dos Termos de Compromisso do Banesprev e da
Cabesp.
Uma moção, que será enviada ao banco exigindo a regularização do serviço passado (dívida da patrocinadora com os trabalhadores gerada devido à falta de aporte da reserva necessária para quitação do Plano II) foi apresentada pelo secretário-geral, José Reinaldo Martins e lida pelo diretor, José Aparecido da Silva (Chocolate), sendo aprovada por unanimidade. Na ocasião, José Reinaldo discorreu sobre o assunto.
Observações sobre a Cabesp
O ex-diretor administrativo da Cabesp, Wagner Cabanal, comentou sobre a necessidade de melhorias nos serviços da Cabesp e fez críticas aos reajustes nos planos PAP e PAFE: “devemos exigir a ampliação de cobertura das despesas e questionar os aumentos abusivos e desnecessários dos planos”, observou.
Foram coletadas assinaturas do abaixo-assinado pelo fim da co-participação e foi gravado um vídeo com depoimentos dos beneficiários da Cabesp.
Encerramento
O evento foi encerrado com a exibição de um vídeo sobre o programa “Qualidade de Vida”, promovido mensalmente pela Afubesp e que oferece palestras, passeios, ginástica, oficinas, entre outras atividades.
Avaliação positiva
O presidente da Afubesp, Paulo Salvador, avaliou o encontro. “Foi vitorioso o primeiro encontro nacional, pois vieram participantes da capital paulista, cidades próximas e representantes de diversas entidades, inclusive de outros estados. Conseguimos ótima mobilização”.
A Afubesp fará um informativo especial sobre o encontro.
Fonte: Moriti Neto/Afubesp