Afubesp assina manifesto junto com nove entidades

A Afubesp, junto com Anapar, Abrapp, Anabb, Apep, Contraf, Fenae, ICSS, Sindapp e Uniabrapp estão em movimento em defesa da previdência complementar fechada no Brasil a partir da redação de um manifesto que expressa preocupação com a proposta de unificação dos órgãos reguladores Previc, Susep e CVM.
A avaliação das entidades é que juntar os três órgãos ameaça a autonomia e a especialização de um sistema construído para garantir segurança e bem-estar a milhões de trabalhadores.
“A previdência complementar fechada, por sua característica de entidade sem fins lucrativos, voltada ao longo prazo e ao bem-estar previdenciário dos trabalhadores, não pode ser tratada com as mesmas lógicas de mercado aplicadas a instituições financeiras ou seguradoras privadas. A unificação dos órgãos reguladores tende a descaracterizar esse sistema, promovendo um desvirtuamento de sua função social e institucional”, diz o documento.
>>> Leia a íntegra do manifesto
A unificação proposta desconsidera essas particularidades, enfraquece a regulação específica e compromete a confiança de participantes, patrocinadores e assistidos.
É urgente que qualquer mudança nesse modelo seja precedida por amplo debate técnico e social. Defender a previdência complementar fechada é defender o futuro da seguridade social, a poupança de longo prazo e a sustentabilidade da economia brasileira.
Afubesp