Dica Cultural: Explore a arte, os segredos e controvérsias do artista espanhol Salvador Dalí

Se você já se encantou pelas integrantes obras surrealistas, essa é uma boa oportunidade para conhecer a psique de um dos grandes nomes do movimento artísticos.
A exposição imersiva “Desafio Salvador Dalí”, pela primeira vez em São Paulo, convida o visitante a entender um pouco mais sobre o surrealismo, marca do artista espanhol Salvador Dalí, e suas peculiaridades. A viagem é guiada pelo personagem virtual, que apresenta mais de cem conteúdos inéditos em ambientes multimídias vindos diretamente da Espanha, com supervisão direta da Fundação Gala-Salvador Dalí, fundada pelo próprio pintor (1904-1989).
São 1.200 metros quadrados dedicados à exposição na MAB-FAAB, em Higienópolis. Os visitantes contam com áudio-relato em formato de podcast ativando os comentários por meio dos QR-codes disponíveis nas instalações com o smartphone.
Sempre enigmático em seus trabalhos e inspirado pelo classicismo, Salvador Felip Jacint Dalí optou pela pintura de imagens bizarras e oníricas. Uma de suas obras mais conhecidas é “A Persistência da Memória”, de 1931, em que objetos parecem derreter num cenário seco e arenoso.
Fez diversas colaborações com nomes como Pablo Picasso, seu ídolo, Alfred Hitchcock e Walt Disney. Teve influências no movimento dadaísta e gera até hoje controvérsias por sua proximidade com o ditador Francisco Franco, apesar de por vezes se identificar com o anarquismo e comunismo. Foi amigo de Albert Einsten e Sigmund Freud, psicanalista austríaco.
Para o gênio do surrealismo, a privação de sono o fazia criativo para criar suas telas com imagens como as saídas de um sonho. Vale a pena conferir a mostra.
Serviço:
“Desafio Salvador Dalí”
Até 31 de junho de 2024
Hora: de terça a domingo das 10h às 21h (última entrada às 20h)
Inteira – R$ 60 – Meia entrada – R$ 30 – comprar ingresso
Local: MAB FAAB | Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo
Livre para todas as idades
Local acessível para pessoas em cadeira de rodas