A maioria acachapante dos associados da Cabesp seguiu a orientação das associações e se silenciaram ante a proposta absurda de proposta de alteração estatutária promovida em plebiscito. A votação chegou ao fim às 9h desta sexta-feira (26) – mas, embora os números já estivessem apurados, a entidade só divulgou o resultado no início da noite. Apenas 156 pessoas votaram num universo de 18 mil aptos a participar, o que comprova que a campanha pelo não voto neste processo nocivo aos direitos dos banespianos foi efetiva.
Esse resultado não representa nem um porcento da vontade dos associados e é uma resposta contundente ao Santander. Agora, é o momento de reforçar a posição contrária tanto pela forma como a Assembleia Geral Estatutária (AGE), foi conduzida no dia 19 de junho, como a rejeição em massa de uma proposta de reforma no Estatuto que só visa retirar direitos e calar os participantes do plano de autogestão. Afubesp, Afabesp e Abesprev lançaram pesquisa conjunta, que será essencial para os próximos passos. Participe!
>>> As associações querem ouvir você, associado! Responda à consulta pública AQUI
Mobilização dos banespianos tem motivo!
Antes mesmo da instalação do plebiscito por conta da falta de quórum na AGE, a orientação construída coletivamente pelas entidades foi clara: não votar. A estratégia buscou demonstrar que um processo dessa relevância não poderia substituir a discussão democrática em Assembleia Geral, especialmente diante de propostas capazes de alterar a governança da Caixa Beneficente.
Maria Rosani, presidenta da Afubesp, lembra do processo. “Foi um absurdo a forma que foi conduzida essa assembleia com total desrespeito da mesa aos verdadeiros donos da Cabesp. A Afubesp e demais associações e entidades sindicais estão tomando todas as providências jurídicas para derrubar essa assembleia que tira os direitos dos participantes”, garante.
Ao longo da campanha, a associação alertou que o plebiscito foi apresentado sem que os associados tivessem acesso a informações suficientes para compreender todas as consequências das mudanças propostas. Também destacou que a consulta não permitia discutir, aperfeiçoar ou rejeitar pontos específicos do novo Estatuto, limitando-se à aprovação integral do texto.
As preocupações ganharam força durante a assembleia, quando representantes das associações e das entidades sindicais tomaram a frente da assembleia para denunciar o que classificaram como uma tentativa de restringir a participação dos beneficiários e concentrar decisões na administração da Cabesp. Com os microfones desligados, representantes fizeram jogral e votaram não nos pontos que deveriam ter sido apreciados na ocasião.
Que vergonha, Santander! Shame on you, Santander! ¡Debería darte vergüenza, Santander!