Viva! Vivemos mais e… consumimos mais recursos de aposentadorias
Informativo especial do Banesprev analisa os impactos do aumento da expectativa de vida no consumo das aposentadorias
Os participantes do Banesprev, sejam aposentados ou da ativa, de todos os planos, estão recebendo em suas casas uma edição especial do Informativo Banesprev com tema único, sobre os efeitos da longevidade nas aposentadorias. Contém artigos sobre saúde, qualidade de vida e, principalmente, o impacto do aumento da vida no consumo dos benefícios das aposentadorias e, por esse motivo, a necessidade de revisar constantemente o plano de custeio com premissas corretas.
Embora não conste no Informativo, essa edição especial foi proposta pelo conselheiro Deliberativo eleito, Paulo Salvador, que também é presidente da Afubesp. “É grande o impacto do aumento da expectativa de vida nas aposentadorias. Em palavras mais simples, estamos vivendo mais – desde 2000, tivemos um aumento médio de três anos, sete meses e 24 dias – que arredondando dá 44 meses a mais de consumo do valor mensal recebido do Banesprev” analisa Salvador, que completa: “passamos muitos anos falando em serviço passado, mas o aumento da expectativa de vida nos coloca o desafio de enxergar um serviço futuro, ou seja, quanto esse viver mais representa de consumo de recursos dos planos do Banesprev”.
O conselheiro sugere que os colegas banespianos reúnam-se entre amigos, no clube e no sindicato para discutir e comentar o Informativo. E quem se sentir em dúvida deve escrever para a Afubesp ou organizar um encontro que um de nós comparecerá, pois a Afubesp é a única entidade que agrega colegas com larga experiência em aposentadoria e previdência completar.
A diretoria da Associação alerta também que, além do aumento da expectativa de vida, outros fatores econômicos devem ser considerados, como a baixa das taxas de juros, a necessidade de taxa atuariais mais adequadas a essa redução e a diversificação de investimentos em cenário de crescimento e diversificação econômica.
Afubesp