Vice-presidenta da Afubesp é eleita pela segunda vez para presidir a UNI Finanças
A vice-presidenta da Afubesp, Rita Berlofa, foi reeleita para presidir a Uni Finanças Mundial, na 5ª Conferência Mundial da entidade, realizada entre os dias 22 e 24 de outubro, em Málaga, na Espanha. Rita é a primeira mulher e primeira latino-americana a estar à frente da entidade, que representa mais de 3 milhões de trabalhadores de 237 sindicatos do setor financeiro no mundo. O mandato é de quatro anos.
Com a temática sobre o fortalecimento dos sindicatos, a 5ª Conferência Mundial da Uni Finanças contou com a participação de 400 lideranças sindicais de 72 países e discutiu questões importantes para o trabalhador do ramo financeiro, como a importância dos Acordos Marcos Globais, que garantem os mesmos direitos aos trabalhadores em uma empresa global em qualquer local que eles atuem, e igualdade de oportunidades.
Outro ponto muito debatido, foi a necessidade de os bancos se voltarem para uma economia real, deixando de atuar apenas com foco para o rentismo.
Em seu discurso, a presidenta falou da importância de enfrentar os desafios e do fortalecimento da unidade sindical pelo mundo. Ainda ressaltou, que a maior luta da entidade será garantir o direito à sindicalização a todos os trabalhadores do mundo. “Nos EUA, os bancários são pressionados a não se sindicalizar. São mais de 1 milhão de trabalhadores que têm este direito cerceado. Um dos nossos desafios será este. Garantir que os trabalhadores norte-americanos tenham o direito humano de ter um sindicato.”