Vacinas CoronaVac e Astrazeneca liberadas para uso emergencial; Vacinação já começou pelo país
Após aprovação da Anvisa para o uso emergencial das vacinas CoronaVac e Astrazeneca na tarde de ontem (domingo, 17), a vacinação em território nacional contra a covid-19 já se inicia nesta segunda-feira (18). As remessas de doses estão sendo enviadas para que os estados iniciem suas campanhas. Ontem, em cerimônia no Instituto Butantan, a enfermeira da UTI do Instituto de Infectologia Emilio Ribas Monica Calazans foi a primeira brasileira vacinada no país. A vacina desenvolvida pelo Butantan será administrada em duas doses, com intervalo entre 14 e 28 dias.
O público-alvo desta primeira fase de vacinação são os trabalhadores da saúde e população indígena. O programa estabelece cinco etapas de aplicação da vacina, dividida por grupos etários (iniciando com idosos acima de 75 anos) e pessoas com comorbidades. Entretanto, as datas deste cronograma ainda serão divulgadas com exatidão e não é possível ainda dirigir-se a postos de saúde. Mantenha-se informado por meio de órgãos oficiais e fontes confiáveis.
Se você mora no estado de São Paulo e pertence ao grupo prioritário desta primeira fase, pode se cadastrar ou consultar os locais de vacinação por meio do site (clique aqui).
Cuidados devem ser mantidos
De acordo com a OMS e especialistas precauções contra transmissão da covid devem ser mantidas mesmo por quem já estiver vacinado – higiene pessoal, evitar aglomerações e uso de máscara – isso porque o vírus não vai embora e há um período para que o sistema imunológico esteja preparado para combatê-lo.
Outro motivo é que toda a população não receberá a vacina ao mesmo tempo. As pessoas vacinadas poderão transmitir para aquelas que ainda não foram.
Matéria especial no Jornal Afubesp de janeiro
Confira em matéria da nova edição do jornal mais detalhes sobre a tão esperada vacina e a eficácia de cada uma. Vale lembrar que as vacinas são seguras e foram atestadas pela Anvisa. Vacinar-se é um ato de cidadania!
Afubesp
Foto: GovSP/Fotos Públicas