Uni Finanças: uma justa homenagem à Rita Berlofa

A secretária de Relações Internacionais da Contraf e vice-presidenta da Afubesp, Rita Berlofa, foi homenageada na quinta-feira (24) durante a Conferência Mundial da UNI Finanças, na Filadélfia, Pensilvânia (EUA), por seus dois mandatos à frente da entidade.
Rita, que foi a primeira mulher e a primeira pessoa não europeia a presidi-la agradeceu a emocionante homenagem, que “sobretudo tem a ver com todos os trabalhadores bancários; com todos os dirigentes sindicais da UNI; com o Ângelo Di Cristo, chefe de departamento da UNI Finanças; com todo o estafe da UNI. Somente o trabalho que fazem no dia a dia é que permite nossas conquistas coletivas e o engrandecimento do nosso sindicato global. Foi um orgulho e uma honra ter participado da UNI, ter presidido a UNI Finanças, não só por ocupar este cargo, mas por ter sido a primeira mulher e a primeira pessoa não europeia nesta função. Nós, mulheres, podemos ocupar todos os espaços. Gostaria de deixar este recado”, diz Rita Berlofa.
A presidenta da Afubesp, Maria Rosani, direto de São Paulo também presta sua homenagem: “Parabéns Rita Berlofa por ter sido a grande responsável por trazer o debate da luta mundial para nossa entidade e para o Brasil. Parabéns por toda história que construiu no movimento sindical internacional que a alçou a ocupar por oito anos a Presidência da UNI Finanças Mundial, primeira mulher e primeira da América a ocupar um cargo que até então só era ocupado por homens europeus! Muito sucesso e vida longa!”
História de luta
Rita Berlofa iniciou sua carreira no Banespa, participando ativamente da luta contra a sua privatização. Dirigente sindical desde 1997, na diretoria executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região esteve à frente das secretarias de Saúde e Condições de Trabalho; Organização e Suporte Administrativo; Finanças; e de Estudos Sócio Econômicos.
Foi coordenadora da mesa de negociações com o Santander por 12 anos, coordenadora da Rede Sindical Santander para a UNI Américas por 10 anos, e presidenta da UNI Finanças por oito anos. É vice-presidenta da Afubesp e atualmente secretária de Relações Internacionais da Contraf.
Afubesp com informações Contraf e SP Bancários