Uma imersão no universo do café em Itu
Qualidade de vida é passear com amigos e ganhar mais conhecimento, ainda mais quando é sobre algo tão presente na vida da gente, como o café. Pensando nisto, o programa Afubesp levou um grande grupo de banespianos para fazer turismo rural na Fazenda Santo Antônio da Bela Vista em Itu, no dia 29 agosto.
Na atividade que comemorou 12 anos do Qualidade de Vida, os 65 colegas vivenciaram o caminho percorrido pelo café da plantação até chegar à xícara, fumegante e cheio de sabor.
Conheceram os tipos de grãos, os processos de colheita e as nomenclaturas de cada passo. Puderam se arriscar na abanação (etapa onde os grãos que foram para a peneira devem ser movimentados e jogados para cima) e no giro do café no terreiro. Entenderam o que é café especial e porque há tantos tipos e com preços tão diferentes nas prateleiras de supermercados.
Sentiram o cheiro agradável do fruto ser torrado na hora, para depois ser moído e só então ser coado para degustação. Ao chegar na xícara, cada participante pôde apreciar o sabor de um verdadeiro 100% arábica, com direito à observação da bela paisagem de onde está instalada a fazenda. Ter mais conhecimento sobre a bebida – e sobre o esforço de quem produz e trabalha na lavoura -, certamente, fez mudar o valor que se dá ao cafezinho nosso de cada dia.
Do café da manhã caprichado ao almoço típico de fazenda com música ao vivo, e com degustação de queijos e pães de produtores artesanais da cidade, e o próprio roteiro iniciado no cafezal foi muito elogiado pelos participantes. Alguns deles vieram de longe para viver essa experiência, encerrada com city tour pelo Centro Histórico de Itu.
A banespiana pré-75, Maria Lúcia Martins Gomes, e seu marido Paulo Clemente Gomes, por exemplo, percorreram muitos quilômetros de São Joaquim da Barra (cidade que fica na região de Ribeirão Preto) até São Paulo para se juntar aos demais participantes do Qualidade de Vida neste passeio.
“Estamos para completar 50 anos juntos e essa viagem faz parte das comemorações”, contou animada Maria Lúcia. O casal, que esteve em uma atividade do programa pela primeira vez, disse ter gostado muito e recomenda a experiência a quem ainda não conhece.
Texto: Érika Soares
Fotos: Amanda Flor