Um passeio por Jaguariúna

Ar puro, tranquilidade, deliciosa comida, hospitalidade e passeios divertidos são alguns dos atrativos de Jaguariúna, município da Região Metropolitana de Campinas. Com boa estrutura hoteleira, ele vem recebendo número cada vez maior de visitantes aos finais de semana e feriados.
A principal atração local é a Maria Fumaça, que encanta tanto as crianças como os adultos. O passeio de 26 quilômetros é feito pelo antigo leito ferroviário da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, datada do século XIX, que liga Jaguariúna a Campinas. Durante o trajeto – que passa por seis estações: Centro Cultural, Tanquinho Velho, Desembargador Furtado, Carlos Gomes, Pedro Américo e Anhumas – os viajantes conhecem por meio de monitores a história do trem e do café. Eles também fazem comentários sobre a sociedade daquela época, os Barões do café e a rotina dos trabalhadores nos cafezais.
Antes mesmo de embarcar nesta viagem pela história local, o turista tem a oportunidade de conhecer o Museu Ferroviário. O espaço possui acervo composto por peças fornecidas pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e doadas por ex-ferroviários e historiadores. Ele fica na Estação Centro Cultural, onde também há diversos barzinhos com música ao vivo.
A cidade ainda tem opções para os turismos ecológico e rural. Há diversos ranchos e fazendas que oferecem trilhas por reservas ecológicas totalmente preservadas e pelos antigos trilhos do trem, passeios de charrete e a cavalo, contato com o leito dos rios Camanducaia e Jaguari. Em alguns deles é possível acampar e aproveitar a deliciosa comida caipira feita em fogão à lenha, como carneiro assado, pernil com farofa, frango com polenta, entre outras iguarias.
E por falar em comida, Jaguariúna possui restaurantes muito bons. Um dos mais conhecidos é o Bar da Praia, que mistura pratos caiçaras com caipiras. Tem ainda o Botequim da Estação, que possui mesas ao ar livre e oferece bem feita comida de boteco ali mesmo estação de trem da cidade.
Para finalizar deixe-se levar pelo roteiro de compras na área rural da cidade. Uma infinidade de produtos artesanais pode ser adquirida em diversos sítios, chácaras e fazendas. Os comerciantes vendem desde lembranças do município como miniaturas da Maria Fumaça, gêneros alimentícios (produtos orgânicos, compotas, doces, conservas, temperos, embutidos e defumados caseiros, vinagres aromatizados) e bebidas (licores, cachaça artesanal e café torrado) até artesanatos feitos em tear manual, patchwork, biscuit, tricô, bambu (luminárias, mesas, cadeiras, vasos, utensílios para cozinha e outros objetos de decoração) e com material reciclado.
Se tiver tempo, o visitante pode aproveitar para conhecer outras cidades próximas com alto potencial turístico como Pedreira (capital da cerâmica brasileira) Serra Negra e Águas de Lindóia, cidade que a Afubesp sempre traz dicas.
Aproveite a dica e boa diversão!
Érika Soares