Tristeza e contas aprovadas na assembleia do Banesprev
Na manhã do último sábado, dia 26 de abril, foi realizada a assembleia de prestação de contas do Banesprev no Esporte Clube Banespa. O evento transcorreu em clima de tristeza e luto pela morte, ocorrida no dia anterior, de José Reinaldo Martins, que era suplente no Conselho Deliberativo do fundo de pensão e diretor da Afubesp.
A previsão orçamentária para 2014 e o balanço do ano passado foram aprovados pelos participantes presentes na assembleia, mas com ressalvas apresentadas pelos eleitos no Conselho Fiscal Claudanir Reggiane e Lúcia Mathias.
Entre as ressalvas destaque às relacionadas ao Plano II (serviço passado) e ao Plano V. Sobre este último, os conselheiros registraram que acompanham o parecer da consultoria KPMG a respeito de contabilização da reserva a amortizar pelo resultado futuro do Plano V. A consultoria indica que o valor de R$ 2.727.690,00 deve ser aportado pelo Santander para regularizar o balancete do plano.
Também sobre o Plano V, ressalvaram a reclassificação de ativos, o que afeta seus patrimônio e resultado, bem como a substituição de títulos garantidores da dívida do patrocinador com o Plano V de NTN-C (pós-fixados) pelas NTN-F (pré-fixados).
Em relação ao Plano II, os eleitos ainda deram ênfase à questão do déficit do Plano II, que aumentou por conta de mudança de premissas, entre elas a da taxa de juros atuariais.
Importante lembrar que o trabalho dos dirigentes da Afubesp em conter essa situação surtiu efeito, a taxa aplicada será mantida em 6% e não haverá equacionamento de déficit este ano, pois o valor não alcançou o patamar definido pela Previc, que é de 15% das reservas matemáticas.
>>> Leia mais: Representantes eleitos do Plano II conseguem flexibilização de regra de aporte
No entanto, como o balanço foi feito antes dessa vitória da representação, os números são calculados com base nos juros de 5,75%. Portanto, deverá ser realizada uma nova assembleia para o Plano II, especificamente, até junho.
Além disso, foram apresentados protestos à iniciativa do Banesprev de reduzir os investimentos em 25% no seguimento de renda variável nas carteiras de todos os planos de benefícios, o que atinge especialmente o Plano II. A Afubesp é contra o que foi decidido, sem o devido embasamento técnico, necessário para este tipo de decisão. Sobre este assunto, em breve será divulgado material específico.
Minuto de silêncio
Um a um, a começar pelo presidente do Banesprev, Jarbas de Biagi, todos os que foram ao microfone na assembleia lembraram o grande homem de luta e negociador que foi José Reinaldo Martins, vice-presidente da Afubesp.
Dirigente da associação desde 1996, Zé, como era conhecido no movimento sindical bancário, foi do Corep por duas gestões e eleito inúmeras vezes para os colegiados da Cabesp e do Banesprev.
Por toda sua luta e história no Banespa, o coordenador da Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa (CNAB) e diretor da Afubesp, Herbert Moniz, pediu que todos fizessem um minuto de silêncio ao companheiro, mas não sem antes deixar sua mensagem: “Queremos que esta assembleia se transforme em homenagem ao colega precocemente falecido, Zé Reinaldo. Beirando os 55 anos de idade, recém aposentado do Plano II, ele empregou o melhor da sua juventude, o melhor dos seus momentos, o melhor de sua inteligência, o melhor de seu coração na defesa intransigente do direito de todos os participantes, independente de qual fosse o plano.”
Na oportunidade, lembrou ainda o nome e a importância de outros dois companheiros recentemente falecidos Carlos Pupim e Manoel Carricondo, que também eram dirigentes da entidade.
Texto: Érika Soares
Fotos: Camila de Oliveira